GAROTOS PAZ

Programa Educacional

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 14-12-2016 00:00 | 1088
Foto:

No dia 08 de dezembro de 2016, foi realizada a solenidade de formatura do Programa Educacional Garotos para a Paz, em São Sebastião do Paraíso. O “Garotos para a Paz” foi criado no ano de 2002, pelo major PM Nelson Valério Barbosa, em Piumhí (Centro-Oeste de Minas Gerais).



O curso tem duração de seis meses, sendo realizados dois encontros semanais. As aulas são ministradas nas salas da própria escola participante. A equipe de instrutores é formada por policiais militares lotados na 20ª Cia de Polícia Militar Independente, autoridades, educadores voluntários e profissionais da área da saúde.



Para participarem do programa, são selecionados alunos entre 9 e 12 anos da rede pública de ensino, pois acredita-se que, nesta idade, os alunos estão mais receptivos a receberem novos ensinamentos.



São ministradas as disciplinas de Ética e Cidadania; Chefia e Liderança; Educação no Trânsito; Educação Ambiental; Educação Física; Cultura e Patrimônio; Prevenção às drogas; Incentivo à leitura; Noções de Ordem Unida e Disciplina Militar; Educação no cotidiano e Artesanato. Além das aulas, os alunos participaram de palestras educativas, sobre os temas: drogas; violência; bullying; higiene e saúde; motivação, ministradas por uma equipe composta por autoridades e pessoas da comunidade.



Fizeram-se presentes no evento, o comandante da 18ª Região de Polícia Militar,  Cel PM Mauro Lúcio de Moura Alves; o comandante da 20ª Companhia de Polícia Militar Independente, Ten Cel PM Gilson de Oliveira Wenceslau; o subcomandante da 20ª Companhia de Polícia Militar Independente, Maj PM Marcos Antônio da Silva; o idealizador do Programa Educacional Garotos para a Paz, Maj PM Nelson Valério Barbosa; delegado regional de Polícia Civil, Bel. Fernando Augusto Bettio; representantes da Superintendência Regional de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação; representante da Guarda Municipal; os presidentes da ACASP; da Laticínios Aviação; da Cetenge Engenharia, dentre outras autoridades, diretoras e professoras das escolas participantes (Escola Estadual São João da Escócia; da Escola Estadual Professora Inês Miranda Almeida e da Escola Municipal Campos do Amaral); alunos e a comunidade; policiais militares, parceiros, instrutores e integrantes da Imprensa, que contribuíram para o sucesso do Programa; além das Instrutoras e Coordenadoras do Programa, 3º Sgt PM Luciane de Lourdes Caé Zenith e Sd PM Fernanda dos Reis Bernardes.



Houve, ainda, premiação dos alunos-modelo, alunos-destaque e campeões de leitura. Um diferencial dessa formatura foi o fato de os formandos terem executado movimentos de ordem unida militar, assim como entoado o Hino Nacional Brasileiro, a Canção da Polícia Militar de Minas Gerais e a Canção do Programa Educacional Garotos para a Paz. Ao final da solenidade, os alunos receberam das diretoras, as medalhas, certificados e carteirinhas do Programa Educacional Garotos para a Paz.



A formatura resumiu-se na reafirmação a toda a comunidade de que através da educação, é que se pode obter o senso de responsabilidade e de disciplina consciente, vivenciando atitudes éticas, morais, de cidadania e distante das drogas e da violência. E além, evocar a sociedade que a união entre a Polícia Militar e a comunidade, forja uma força suprema de combate à criminalidade; logo, viabiliza a conquista da tão sonhada paz social.



 (Com informações da Assessoria de Comunicação da 20.ª Cia. PM Independente).