PR

Simp

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 20-12-2016 00:00 | 931
O professor Danilo Michelato, o coordenador Reinaldo Ces
O professor Danilo Michelato, o coordenador Reinaldo Ces Foto:

Os professores Murilo Pessoni e Danilo Michelato ficaram em primeiro e terceiro lugares, respectivamente, no concurso promovido pelo Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais (CREF6-MG), no V Simpósio de Esporte na Escola, com o tema “O Ensino das Ginásticas”. Além deles, 13 professores que atuam na cidade também participaram.



O congresso final e a premiação aconteceram nos dias 14 e 15 de dezembro passado, no Hotel Bulevard Plaza, em Belo Horizonte, em grande cerimônia com os mais de 70 representantes dos projetos finalistas de todo o Estado.



A coordenação dos projetos que foram apresentados ficou a cargo do analista educacional da Superintendência de Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, Reinaldo Cesário.



O concurso teve início em março de 2016 com a divulgação e execução pelos professores de Educação Física, nas 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais.



Reinaldo Cesário ressaltou a importância da participação dos 13 professores no V Simpósio Esporte na Escola. “Todos os projetos foram excelentes e o mais importante foi levar aos alunos uma nova prática de aula no dia dia. Muitas vezes, as aulas de ginástica ficam esquecidas nas aulas de educação física e com este projeto os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor está prática milenar que vem da Grécia antiga. A Superintendência agradece a todas escolas e diretores que ajudaram os professores no desenvolvimento do projeto”, disse Reinaldo.



 



Os projetos



 



O professor Murilo Pessoni, representando a Superintendência, apresentou o projeto “Ginástica para Todos: Um Paraíso de Oportunidades na Educação Física Escolar”, na categoria anos iniciais e recebeu premiação de R$ 1.500.



O projeto foi aplicado nas 12 escolas municipais, incluindo as da zona rural.



“Quero agradecer especialmente a todos os professores de Educação Física e diretores da Secretaria Municipal de Educação, além de toda a equipe da Secretaria e toda equipe da Superintendência, que possibilitaram a implantação do projeto”, disse Murilo.



O projeto envolveu três mil crianças que receberam o conteúdo em ginástica no planejamento da Educação Física. Em um segundo momento houve a realização do Festival de Ginástica para todos, durante o Torneio Escolar Municipal.



“A Educação Física é essencial para a prevenção de doenças e a promoção da saúde”, diz Murilo.



O professor Danilo Michelato ficou em terceiro lugar com o projeto “Um por Todos e Todos por uma Sociabilidade na Escola Especial”, na mesma categoria, anos iniciais. Ele foi premiado com R$ 500.



Seu projeto teve como inspiração as crianças com quem ele trabalha na Escola Mariana Marques, que são portadoras de diversas necessidades especiais. Danilo explicou que o projeto foi desenvolvido com diversas ações, entre eles a apresentação de vídeos educativos alusivos ao tema. “Trabalhei imagens de personagens que eles gostam, e fixava perto de onde estava sendo exibido o vídeo, porque a atenção deles é muito dispersa, e essa foi a maneira que descobri para que eles prestassem atenção ao que estava passando”, explicou o professor.



Danilo utilizou a ginástica rítmica para desenvolver o seu projeto, com diversos objetos e as crianças passaram a associá-los, como a bola, o arco, entre outros. A prática foi feita em três meses, com 26 crianças.



Outra ação foi a criação de um mascote, um macaco feito em pelúcia, com velcron nas mãos, segurando os objetos utilizados na ginástica rítmica. O nome do mascote, Tunico, foi escolhido pelas crianças, por meio de votação.



“Os resultados foram muito bons. Eles melhoraram o comportamento em casa, a coordenação motora, o ritmo, os aspectos afetivos e cognitivos. Os resultados em sala de aula também foi muito positivo”, ressaltou Danilo.