Sucesso absoluto. O leilão realizado sábado (17) no Sindicato Rural de Passos não poderia ter sido melhor. Mais uma vez os municípios da região se uniram para salvar o hospital psiquiátrico Otto Krakauer que atende em torno de 150 cidades desde 1975.
“Foi simplesmente emocionante. Não me canso de destacar este espírito de união e de solidariedade das pessoas da nossa região que entenderam o chamado da comissão em prol do Otto Krakauer, que presta um serviço importantíssimo numa região muito grande. Agradecemos o apoio do SIndicato Rural de Passos, os membros da Fundação Beneficente São João da Escócia que vem despendendo um esforço enorme para manter a entidade em funcionamento e a toda a comunidade de Passos e região.
O momento é de união e vamos dar sequência em outras campanhas para arrecadar fundos e também destinar emendas parlamentares para o Otto. Já tem outros deputados que nos garantiram recursos para o ano que vem. Juntos nós vamos dar um rumo mais digno às pessoas que tanto precisam do Otto Krakauer”, disse o deputado Emidinho Madeira.
Sobre a situação:
Após anúncio do fechamento definitivo do Hospital Otto Krakauer pela diretoria da Fundação Beneficente São João da Escócia, mantenedora do hospital, veiculado em meios de comunicação da região, houve uma mobilização por parte da sociedade. De acordo com o presidente da Fundação Beneficente São João da Escócia, Audir Ribeiro de Abreu, deste encontro nasceu, através da iniciativa do deputado Emidinho Madeira, a Comissão Pró-Otto, com a finalidade de realizar um leilão em prol do Otto Krakauer.
O presidente Audir salienta que o novo modelo de gestão pretende adequar a entidade para atender, em forma de um consórcio de saúde, cidades da região que tenham interesse no atendimento de pacientes.
“Juntamente com o apoio de nossos deputados e dos novos prefeitos eleitos, além da comissão Pro-Otto, uniremos para mudar a maneira destas internações e não fechar o hospital. Vamos sim readequar. Atender pacientes de álcool e drogas, internar particular, com parceria com os municípios”, explicou.
A comissão vai trabalhar voluntariamente com a captação de recursos para a readequação do hospital e o atendimento em novas modalidades. O leilão de gado foi o primeiro, mas será realizado outro leilão de móveis rústicos, a campanha do carnê empresa parceira e a campanha Centavo Amigo junto ao comércio de Passos e cidades da região.
“Nós não podemos deixar esta instituição que cuidou de tanta gente da região toda fechar as portas. Se fechar não reabre nunca mais. Se existe demanda para atendimento nesta área, vamos trabalhar para atender. Estamos unidos e precisamos de todos nesta causa”, convocam os representantes da Comissão Pró-Otto.
(por Ascom Deputado Emidinho Madeira)