Moradores da rua Pedro Gomes Nascimento, localizada entre os bairros Irmãos Bello, Vila Santa Maria e Loteamento Zélia estão enfrentando dificuldades com o grande número de escorpiões que estão aparecendo nas casas. O Jornal do Sudoeste foi procurado por um dos moradores do local, que informou já ter capturado vários destes animais em sua casa. A preocupação segundo ele é com a incidência e a falta de providência, por já ter feito protocolo na Prefeitura e não ter tido resposta. O coordenador de zoonoses, do Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, Gustavo João Bernardino, disse que casos de infestação devem ser comunicados diretamente ao órgão para as devidas providências.
Conforme o morador que procurou o Jornal do Sudoeste, ele e alguns vizinhos que residem na Rua Pedro Gomes Nascimento já registram nos últimos dias a presença de escorpiões no interior de suas casas. Em menos de uma semana em uma delas já foram registradas três capturas de escorpiões. A preocupação e o medo são de que alguma pessoa possa ser picada e venha correr risco de morte.
Ainda segundo o reclamante o caso já foi levado ao conhecimento das autoridades. “O pessoal já esteve na Prefeitura e foi feito o protocolo, mas até agora ninguém nos procurou para alguma providência”, observa. A expectativa é de que com a presença da equipe da Vigilância Sanitária alguns moradores que possuem terrenos baldios possam ser notificados e façam a limpeza das áreas e terrenos vagos que podem estar favorecendo o aparecimento destes animais peçonhentos.
Em contato com a reportagem do “JS”, o coordenador de zoonoses do município, Gustavo João Bernadino destacou que em casos de infestação as pessoas devem procurar diretamente a sede da Vigilância Sanitária para reclamar. O órgão está instalado na Rua Geraldo Marcolini nº 1236 e atende pelo telefone 3539-6030. “Em casos onde existe expressiva quantidade de escorpiões é encaminhada uma equipe para o local. O pessoal nosso fará a orientação sobre os cuidados e como proceder, bem como realizará uma busca na região para tentar capturar outros animais”, anuncia o coordenador.