O atleta paraisense Thales Henrique Fidelis,18, é mais um destaque de São Sebastião do Paraíso na 48ª edição da Copa São Paulo de Júnior. Jogando pelo Batatais F.C. ele está começando a realizar o sonho de uma carreira promissora, mas de muitas lutas para chegar ao atual estágio. Na quinta-feira,5, foi o autor de um dos gols na vitória por 2 a 0, da equipe vermelha, no clássico contra o Comercial de Ribeirão Preto, resultado que deu a classificação antecipada do time para a segunda fase da Copinha. “Estou realizando meu sonho que é chegar ao profissional e retribuir tudo para as pessoas que estão me ajudando e torcendo por mim”, disse.
Em entrevista ao Jornal do Sudoeste, Thales conta que começou a gostar de futebol enquanto garoto em Paraíso, inicialmente no Sênior’s Clube Paraisense. Depois treinou no time do Rodrigo Joaquim e nas escolinhas dirigidas por Tomás Martins e Tubarão, tendo também atuado pelo Santa Cruz. “Fui campeão da Segunda Divisão da Taça Paraíso, pelo Santa Cruz em 2014 e também da Copa dos Campeões, onde também fui artilheiro”, comenta o atacante.
Em julho de 2015 Thales foi para Belo Horizonte onde ficou por um período de avaliação treinando no América (MG). “Infelizmente não passei, mas o treinador Célio Queixada, me indicou para o Santa Cruz de Belo Horizonte, uma equipe amadora onde fui tentar a sorte e tive a felicidade de fazer nove jogos e marquei sete gols, disputando a artilharia do Campeonato Mineiro Sub 17”, conta. Ao final da primeira fase da competição ele novamente recebeu convite para ingressar no elenco americano, onde ficou por mais três meses. “Não tive muitas oportunidades e fui atuar em outra equipe o Frigoarnaldo, mas também não era o que eu queria”, detalha.
Com a ajuda do pai, eles resolveram ir para o estado de São Paulo. “Até mesmo pela visibilidade, fizemos esta mudança e meu pai entrou em contato com o Batatais F.C. em julho do ano passado”, cita. Thales ingressou na equipe em julho de 2016 para a disputa do Campeonato Paulista Sub 20. No Batatais, ele está sendo melhor aproveitado e até foi inscrito para a disputa da Taça São Paulo de Juniores. “Primeiramente agradeço a Deus por esta oportunidade de poder participar de uma Copa São Paulo e poder ajudar meus companheiros a conquistar a primeira vitória do time do Batatais F.C.”, anunciou após o jogo contra o Sport Recife quando a equipe venceu por 3 a 2.
Após a partida ele falou ao Jornal do Sudoeste sobre os sonhos e a realidade para se tornar um jogador profissional. “É muito complicado, mas estou realizando um sonho”, comemora. No entanto relembra das fases difíceis que teve de enfrentar. “Para chegar até aqui passamos por muitas dificuldades eu e todos da equipe. Às vezes não temos dinheiro nem para um lanche, mas com muita fé em Deus vamos vencer”, acrescenta. Indagado se existe um segredo para conquistar a vitória a resposta vem naturalmente e com humildade. “A dica é que todos que tenham o sonho é dedicação e correr atrás. Este sempre foi o meu sonho e com a ajuda de meus pais, avós, tios e amigos estou conseguindo realizar”, completa.
Do sonho à realidade Thales viveu mais um momento importante e está ajudando a equipe fazer história na Copinha. Ele foi o autor do segundo gol na vitória do Batatais contra o Comercial na quinta-feira,5. Nas edições anteriores em que disputou a Copinha o Batatais sequer havia vencido uma partida e agora já está classificado por antecipação para a segunda fase da competição. Ainda assim neste sábado, 7, o time volta a campo contra o Rio Claro para definir o primeiro lugar no Grupo 8.
Thales tem contrato assinado até 2018 e está focado em seus objetivos de se profissionalizar e continuar crescendo no futebol. “Agradeço ao Batatais, aos professores Paulo Lippi, Ary, Galy e Renata e todos do elenco por esta oportunidade. Estou muito focado neste campeonato e a expectativa é poder crescer cada vez mais e quem sabe um dia chegar até uma Seleção Brasileira que é o sonho de todo jogador”, finaliza.