A Câmara de São Sebastião do Paraíso realizou na noite de quinta-feira, (5/1), a primeira sessão extraordinária desse período legislativo, para fazer a votação de emendas do projeto de orçamento 2017, bem como composição e votação das dez comissões de trabalho (veja abaixo como ficou a formação) e votação para mudança de dia e horário das sessões a partir de fevereiro próximo.
A disputa dos vereadores para fazer parte das comissões ficou entre os vereadores eleitos e os reeleitos (Sérgio Aparecido Gomes-PSD, Jerônimo Aparecido Silva -DEM e José Luiz das Graças -DEM), principalmente àquela comissão considerada a mais importante, de Finanças, Justiça e Legislação, por emitir pareceres em quase todos os projetos que tramitam na Câmara.
Por causa disso, o clima ficou hostil após a votação. O vereador Vinício Scarano Pedroso (Solidariedade), ao final da votação das comissões, disse que “nunca devemos julgar atos ou pessoas sem conhecimento total, pois isso pode parecer ‘soberba’. A soberba precede a queda e a ruína. Pedi dispensa na empresa onde trabalhava para me dedicar integralmente à política e à vereança, porque acredito que pessoas boas podem fazer a diferença no setor político, acreditando também que pessoas ‘do bem’ possam fazer parte da política para melhorá-la. Por isso, acho que os corredores da Câmara precisam melhorar muito, porque neles existem fofocas e conchavos. Todas as reuniões que participei foram abertas, não fiz nenhuma reunião fechada. Entendi que cinco vereadores estão contra outros cinco vereadores. Um exemplo: Imaginem a Cidinha Cerize ficar de fora da Comissão de Saúde (a vereadora é fisioterapeuta e trabalha no setor há muitos anos). Eu, por exemplo, como todos sabem, sou um apaixonado por esportes e fiquei fora da comissão dessa área. É importante para nós, que somos novos como vereadores, participarmos desse trabalho inicial. Vamos seguir em frente, mas tentando evitar esse tipo de atitude, sem julgar atos ou pessoas sem conhecê-las”, apontou o vereador.
Serginho disse que queria explicar ao vereador Vinício: “Estou aqui há 12 anos e tenho um conhecimento enorme de como funciona a Câmara. Fácil dizer que é uma ‘pessoa do bem’, então o outro é ‘do mal’; não é assim que a coisa funciona. Não estou falando que o senhor Vinício citou o nome de alguém, ou que há algum ‘conchavo’. Mas, por exemplo, o vereador Marcelo Morais, quando candidato à presidência da Câmara, tinha cinco votos, vereador Sérgio tinha três votos e vereador Jerônimo tinha um voto. Eu conversei com o Jerominho e ele disse que votaria em mim, estávamos compondo e o fiel da balança na Câmara foi o vereador José Luiz das Graças, pois Marcelo só é presidente da Câmara atualmente por causa do vereador Zé Luiz. Se José Luiz das Graças tivesse votado no vereador Sérgio, que por direito de um trabalho de 12 anos deveria disputar a presidência, eu teria ganho. Depois de conversarmos, decidi dar a oportunidade ao vereador Marcelo e escolhemos a unanimidade e votei também no vereador Vinício. Estou disponibilizando minha vaga na comissão de Saúde para a vereadora Cidinha, afinal nove vereadores têm que ser homens, a única que têm direito de vestir saia aqui é a vereadora Cidinha. Temos que trabalhar pela população, com respeito. Se me faltarem com o respeito, farei o mesmo”, retrucou Serginho.
Assim, os vereadores chegaram a cogitar algum remanejamento na composição das comissões, mas o presidente Marcelo solicitou que isso ficasse para a próxima reunião.
Horário
A mudança de dia e horário para realização das sessões da Câmara também dividiu opinião de vereadores. O projeto inicial propunha que as sessões passassem a acontecer às segundas-feiras, às 19h.
Houve apresentação de emenda, modificando o dia da semana, as sessões passariam a ser realizadas às quintas-feiras, como é atualmente, porém às 19h.
O presidente Marcelo Morais suspendeu a sessão por cinco minutos para que a comissão de Finanças, Justiça e Legislação pudesse dar o seu parecer, que foi a favor da emenda.
Esse parecer, na votação dos vereadores, ganhou seis votos contra dos vereadores Cidinha Cerize, Lisandro José Monteiro, Vinício, Marcelo, Luiz Benedito de Paula e Paulo César de Souza. Assim, as sessões passarão a ser realizadas como no projeto original, todas as segundas-feiras, às 19h.
Na próxima terça-feira, (10/1), às 19h, será realizada a segunda sessão extraordinária dessa legislatura, a fim de votar o projeto do orçamento municipal para este ano.
Emendas
Na noite de quinta, na primeira sessão extraordinária também foram votadas e aprovadas duas emendas no projeto do orçamento para este ano. Um delas, de autoria do vereador Serginho, assinada também pelo presidente Marcelo, é uma dotação orçamentária de R$ 100 mil para implantação de programas referentes aos cães abandonados, como o de controle populacional por meio de castração.
Outra emenda é referente ao aumento de recursos para o transporte de estudantes e também foi aprovada pelos vereadores. Ambas as emendas foram sugeridas por cidadãos na audiência pública que aconteceu em 13 de dezembro passado.
Surpresa
O advogado Marco Antonio Westin Oliveiranão faz mais parte da Procuradoria Jurídica da Câmara, de vez que pediu exoneração também na quinta-feira. Foram nomeados para compor esse setor a advogada Maria Salete dos Santos Caetano, Volnei Aparecido Silva e João Flávio Favaretto.
As comissões da Câmara
1 – Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio:
Lisandro José Monteiro (presidente)
Sérgio Aparecido Gomes
Ademir Rossi
2 – Defesa dos Direitos Animais:
José Luiz das Graças (presidente)
Sérgio Aparecido Gomes
Lisandro José Monteiro
3 – Direitos Humanos:
Sérgio Aparecido Gomes (presidente)
Lisandro José Monteiro
Jerônimo Aparecido Silva
4 – Educação e Saúde:
Jerônimo Aparecido Silva (presidente)
Sérgio Aparecido Gomes
José Luiz das Graças
5 – Esporte, Lazer e Cultura:
Ademir Rossi (presidente)
Sérgio Aparecido Gomes
Lisandro José Monteiro
6 – Participação Popular:
José Luiz das Graças (presidente)
Sérgio Aparecido Gomes
Jerônimo Aparecido Silva
7 – Segurança Pública e Trânsito:
Sérgio Aparecido Gomes (presidente)
José Luiz das Graças
Jerônimo Aparecido Silva
8 – Turismo e Meio Ambiente:
José Luiz das Graças (presidente)
Jerônimo Aparecido Silva
Lisandro José Monteiro
9 – Viação e Obras Públicas:
Lisandro José Monteiro (presidente)
José Luiz das Graças
Ademir Rossi
10 – Finanças, Justiça e Legislação:
Sérgio Aparecido Gomes (presidente)
José Luiz das Graças
Jerônimo Aparecido Silva