LEGISLATIVO

C

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 11-01-2017 00:00 | 1077
Vice-prefeita Dilma Aparecida Oliveira e o vereador Vin
Vice-prefeita Dilma Aparecida Oliveira e o vereador Vin Foto:

A Câmara de São Sebastião do Paraíso iniciou os preparativos para implantar o projeto aprovado no fim do ano passado, que cria a “Escola do Legislativo”. O projeto é de autoria da vice-prefeita Dilma Aparecida Oliveira, que ainda era vereadora quando o elaborou. A “Escola do Legislativo” tem como objetivo principal, segundo o seu projeto, “oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades da Câmara”.



“Visitei ‘Escolas do Legislativo’ em outros municípios, busquei o apoio do presidente nacional das Escolas, que nos deu todo o suporte para trazer a lei de criação para Paraíso. Ainda no final do mandato, apresentei emenda no orçamento municipal para que a escola possa ser criada já no começo desta gestão”, disse a vice-prefeita.



Dilma já tinha experiência com o tema, como coordenadora do Parlamento Jovem durante sua vereança, que foi outro projeto que ofereceu aos jovens estudantes informações sobre o funcionamento do Legislativo, sempre com o desenvolvimento de um tema, e que obteve grandes resultados positivos.



Ela diz que “nos três anos em que coordenei o Parlamento Jovem, com o apoio de minhas assessoras e voluntários, sonhava em trazer a Escola do Legislativo para nossa cidade, para proporcionar à população projetos de formação em cidadania e política, cursos profissionalizantes e, também, a formação constante dos servidores públicos e dos vereadores”.



Mas a “Escola do Legislativo” também vai oferecer capacitação permanente aos servidores da Casa, no que diz respeito às funções que exercem, além de complementação do próprio estudo. Também vai desenvolver programas de ensino objetivando a formação e a qualificação de lideranças comunitárias e políticas; estimular a pesquisa técnico-acadêmica voltada à Câmara em parceria com outras instituições de ensino e integrar ao programa “Interlegis” do Senado Federal, propiciando a participação de parlamentares, servidores e agentes políticos em video-conferências e treinamentos à distância.



O presidente da Câmara, Marcelo Morais disse que quer implantar o projeto em breve e que deve também conhecer outras “Escolas do Legislativo” que já funcionam em municípios da região. Para desenvolvê-lo dentro da Câmara, o vereador Vinício Sca-rano será o coordenador geral e deve contar com servidores que irão auxiliá-lo na implantação e desenvolvimento do projeto, incluindo o aspecto pedagógico.



“Agora, com o apoio do atual presidente da Câmara, e do vereador Vinício Scarano, este sonho poderá se tornar realidade, com projetos como a Câmara Mirim, o Parlamento Jovem, a Câmara do Idoso, a Biblioteca e o Memorial do Legislativo, e tantos outros cursos. Será uma revolução para a Câmara e para a educação cidadã em nossa cidade. Como sempre citei durante o mandato como vereado-ra, acredito que, apenas através da educação, transformaremos nossa sociedade”, ressaltou Dilma.



Na prática a “Escola do Legislativo” vai promover uma série de atividades educacionais como programa de capacitação profissional voltado aos agentes políticos; programa de aproximação do Legislativo aos ensinos fundamental e médio; e programa de parcerias da Câmara com instituições que realizam o ensino superior.



Todos esses programas estarão adequados ao seu público alvo e poderá também implantar qualquer outra modalidade de ensino-aprendizagem, de acordo com as diretrizes do conselho escolar, aprovadas pela mesa diretora.



O vereador Vinício, que será coordenador geral do projeto disse que “está conversando com a vice-prefeita, Dilma, que trouxe o projeto de criação da ‘Escola do Legislativo’ para Paraíso, para assumir junto com o presidente da Câmara, Marcelo Moraes, e que se torne realidade ainda neste ano, ajudando a capacitar servidores e vereadores, a formar os cidadãos paraisenses, desde as crianças e jovens, até os idosos, dando novas oportunidades para pessoas com perfil político”, finalizou.