Incêndio registrado em lote vago ao lado da sede do Tiro de Guerra, no bairro Nossa Senhora Aparecida, preocupou atiradores e militares da instituição que foram surpreendidos pela intensa queimada que acontecia no local. Bombeiros foram acionados para conter as chamas e levaram aproximadamente 50 minutos para ameninar parte da situação.
De acordo com o cabo BM, Hebert, o local se encontrava com vegetação muito alta e seca, o que contribuiu para a propagação do incêndio. Pelo menos um hectare foi consumindo pelo fogo. “Os donos devem manter lotes vagos sempre limpos, roçados, com vegetação baixa para evitar incêndios. E os proprietários que usam esses terrenos para guardar veículos e sucata devem manter esses materiais aceirados da vegetação”, comenta.
Hebert salienta que este período do ano é propício para as queimadas. “O Corpo de Bombeiros tem recebido muitas solicitações referentes a incêndios em lotes vagos e propriedades rurais. Nós recomendamos a esses proprietários que façam a limpeza de seus terrenos. Temos andado na cidade e observado vários terrenos sujos. Recomendamos ainda que os proprietários de áreas em zona rural façam o aceiro, principalmente se for próximo a áreas de preservação ambiental ou matas ciliares”, comenta.
O bombeiro lembra ainda que é crime colocar fogo em vegetações sem as devidas autorizações. “Há lei municipal que exige que os donos de lotes vagos mantenham seus terrenos limpos e em condições para evitar incêndios”, completa.