CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2132

Por: Redação | Categoria: Cidades | 05-09-2017 10:09 | 906
Foto: Reprodução

SESC
A transferência de área cedida pelo Município para as instalação do SESC (Serviço Social do Comércio) em São Sebastião do Paraíso voltou a ser motivo de reunião entre lideranças da cidade e representantes da Fecomércio. Na terça-feira o prefeito Walker Américo o deputado Antônio Carlos Arantes e os vereadores Paulo César de Souza (Tatuzinho) e Vinício José Scarano Pedroso reuniram-se com o presidente da entidade, Lázaro Luiz Gonzaga. Na próxima semana deverá sair um posicionamento em relação a utilização do imóvel da Praça de Esportes Castelo Branco.




Troca
Caso se confirme a troca do local para a instalação do SESC na cidade, será mais um passo dado em direção a outro empreendimento que as lideranças pretendem implantar na cidade que é o campus da UFLa (Universidade Federal de Lavras). As conversações foram intensificadas no final de 2016 e a destinação de uma área é uma das condições para a concretização do negócio. Outras frentes de entendimento e soluções para os desafios nesta área estão sendo desbravados em outros campos, com avanços significativos.




Licitação
Pela segunda vez a Prefeitura de Paraíso, desta vez, seguindo orientação da Procuradoria Geral do Município suspendeu a Concorrência Pública do setor de transporte coletivo no município. O motivo foi o recurso judicial impetrado por uma empresa que solicitou a impugnação do edital no Tribunal de Contas da União. A licitação visa conceder à iniciativa privada a prestação e exploração do serviço de transporte em linhas urbanas e rurais. Cinco empresas foram habilitadas para o certame que atende determinação do Ministério Público.




Suspensão
Em abril deste ano a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais já havia decidido pela suspensão do processo. É que ocorreu uma denúncia feita pela empresa MC Transportes e Viagens que reclamava do rigor do processo em relação a quantidade de veículos em circulação e de reserva. Após ajustes realizados pelo Município a concorrência foi retomada. A licitação do transporte é avaliada em R$ 50 milhões por um prazo de 10 anos. Agora a Comissão Permanente fará a análise e julgamento da impugnação para, depois, dar continuidade ao certame, ainda sem data marcada.




Economia Solidária
A vice-prefeita de Paraíso, Dilma Aparecida de Oliveira, que também responde pela pasta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, representou o município, junto com profissionais do setor, vereadores e servidores municipais, no encontro de capacitação sobre economia popular solidária. O evento realizado em Passos reuniu dezenas de artesãos, empreendedores. Ela salientou a importância de se ter um olhar diferenciado para o setor, o que é pensamento da administração. Além da inclusão a iniciativa também capacita mão-de-obra e torna-se fonte geradora de emprego e renda. 




Mitra
Este nome ainda vai dar o que falar em Paraíso nos próximos meses. Antigamente quando se falava em Mitra eram assuntos relacionados ao bispo e a Diocese de Guaxupé. Agora a Mitra vem com nova roupagem e significado com promessa de suscitar bastante falatório. Neste caso, trata-se de um sistema de informação que poderá ser implantado no município, de uma forma inovadora. Ele consiste em um conjunto de informações integradas com várias áreas como saúde, educação e outros setores.




Debate 
As principais pautas dos municípios brasileiros, que estão tramitando no Congresso Nacional, foram debatidas na quarta-feira, 30, em Brasília. Dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) receberam deputados federais destacados como interlocutores da entidade na Câmara dos Deputados para apresentar os projetos de destaque que estão em andamento. O deputado Carlos Melles foi um dos participantes do encontro. Ele definiu que a iniciativa dará unidade à pauta dos prefeitos e ajudará a destravar projetos que são do interesse dos municípios. 




Campanha
Há um ano candidatos a prefeitos e vereadores estavam em plena campanha. Paraíso vivia um verdadeiro caos político e administrativo com o desgoverno reinante. Havia processo de “impeachment” em andamento, funcionários e aposentados em polvorosa sem receber salários, isso sem contar os credores e fornecedores da Prefeitura. Alguns mais empolgados chegaram ao ponto de levar suas campanhas para cidades vizinhas como ocorreu na festa do Congo em Santo Antônio da Alegria (SP). Um ano depois a festa continua, mas a presença paraisense no interior paulista neste ano é bem menor, inclusive entre ternos de Congo e Moçambique. Sinal dos tempos. 




Assembleia
A AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) realizará neste mês de setembro em São Sebastião do Paraíso a sua Assembleia Geral. A pauta do encontro está sendo elaborada e a data bem como os convites devem ser confirmados nos próximos dias. A reunião dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores, deputados e representantes de outros órgãos possivelmente ocorrerá no Teatro Municipal Sebastião Furlan. Palestras, debates e pronunciamentos são aguardados na programação. 




Cooxupé
A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) comemora neste ano os títulos de maior cooperativa do setor agrícola de Minas Gerais e a segunda melhor empresa do setor de café do Brasil. Tanto o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro de 2016, do Sistema Ocemg (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), quanto o ranking Maiores & Melhores, elaborado pela revista Exame, destacam o crescimento da cooperativa em 2016. Oxalá a Cooxupé voltasse seus olhos para a região onde a Cooparaiso atuou, onde cafeicultores ficaram no mato, e sem cachorro.