ALERTA VERMELHO

Bombeiros realizam operação “alerta vermelho” em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 02-09-2017 18:09 | 1200
Foto: Reprodução

O 2º Pelotão de Bombeiros Militares em São Sebastião do Paraíso realizou na manhã de quarta-feira (30/08), a Operação “Alerta Vermelho”. O objetivo foi orientar proprietários, comerciantes, colaboradores e responsáveis pelos estabelecimentos diversos como hotéis, indústrias, depósitos, locais de reunião de público, de serviços profissionais como de saúde, educacional, automotivo e comércio em geral sobre a proteção e segurança contra incêndio e pânico.
“A ação é de caráter educativo e preventivo, sendo direcionada pelo Comando Geral da Corporação e executada em todo o estado de Minas Gerais”, destaca o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Luiz Antonio Monteiro. A Operação contou com sete bombeiros do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico e teve início às 9h na Praça Comendador José Honório, percorrendo o comércio da região central em vistorias de orientação e fiscalização, com encerramento ao meio-dia.
Foram executadas 15 vistorias  com orientações sobre a forma correta de utilização dos extintores de incêndio existentes nos locais, hidrantes de incêndio, bem como procedimentos e documentos necessários para regularização e licenciamento das edificações. Dentre os locais vistoriados, oito estabelecimentos encontravam-se de acordo com a Legislação Estadual de Prevenção Contra Incêndio e Pânico do Estado de Minas Gerais.
Os outros sete responsáveis pelos estabelecimentos que se encontram em situação irregular foram orientados a sanar os problemas identificados pelos bombeiros, dentro do prazo regulamentar conforme legislação vigente. As irregularidades mais comuns encontradas foram decorrentes de ausência ou vencimento de Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e também falta de medidas preventivas como sinalização e iluminação de emergência e extintores de incêndio.
A operação ocorrerá novamente neste mês de setembro, outubro e novembro. As datas e locais das próximas operações relativas à Operação “Alerta vermelha” serão divulgadas com antecedência. 
Os bombeiros ressaltam ainda que a participação de todos no cumprimento da  legislação contra incêndios e pânico é de fundamental importância para a preservação de vidas e bens.