CANCELAMENTO

Paraíso é o município que pode ter mais títulos cancelados na região

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 06-03-2017 03:03 | 1328
Eleitores terão prazo de 60 dias para regularizarem situação junto a Justiça Eleitoral
Eleitores terão prazo de 60 dias para regularizarem situação junto a Justiça Eleitoral Foto: Reprodução

São Sebastião do Paraíso é o município da região que mais pode ter mais títulos cancelados pela Justiça Eleitoral. Ao todo são 931 eleitores que podem ter seus direitos cancelados por não terem comparecido às últimas eleições e também por não terem justificado a ausência. Em toda a região pesquisada pelo Jornal do Sudoeste junto ao TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) o volume de pessoas nesta mesma condição chega a quase 3.500 eleitores.



 



Em toda Minas Gerais conforme informações do Tribunal os dados revelam que o número de eleitores faltosos é de 1.961.530. As listas com o nomes ficarão disponíveis nos cartórios eleitorais por, no mínimo, dez dias, com publicidade nos meios de comunicação. Os partidos políticos também devem ser informados. Em São Sebastião do Paraíso o Cartório Eleitoral da 260ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Paraíso e São Tomás de Aquino está localizado à Avenida Dr. Delfim Moreira,  nº 1146.



 



Conforme informações junto ao Cartório Eleitoral de Paraíso, os eleitores que constarem na relação de faltosos deverão comparecer à repartição no período de 2 de março a 2 de maio de 2017 para regularizar sua situação. O cidadão deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento.  Esta situação envolve os eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições e que podem ter o título de eleitor cancelado. 



 



Somente no último pleito o índice de comparecimento às urnas foi de 79,92%, ou seja, 39.111 eleitores, sendo que para prefeito foram 33.659 (86,06%) válidos, brancos somaram 1.607 (4,11%) e nulos foram 3.845 (9,83%). Para vereador os votos válidos somaram 35.739 (91,38%), brancos atingiram 1.421 (3,63%) e nulos alcançaram 1.951 (4,99%). Em toda a região Paraíso é a cidade com maior volume de eleitores que podem ter o título cancelado, totalizando 931 pessoas. Em seguida aparece Passos, com 872; Guaxupé, 486. A cidade com menor número é São Tomás de Aquino com apenas 55 títulos que poderão ser cancelados. Confira a relação completa no quadro em anexo.



 



O não comparecimento para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, a ser efetivado de 17 a 19 de maio deste ano. Cada turno do pleito é considerado uma eleição, e a Justiça Eleitoral não expedirá nenhuma notificação ao eleitor informando sobre a pendência no cadastro eleitoral.

Eleitores terão prazo de 60 dias para regularizarem situação junto a Justiça Eleitoral