SÃOZINHA

Homenagem ao Escritor Paraisense

Por: Conceição Ferreira Borges | Categoria: Entretenimento | 29-07-2018 09:26 | 889
Foto: Reprodução

A Academia Paraisense de Cultura – APC – realizou na noite de 5 de julho no teatro do Colégio Paula Frassinetti a VI Festa em homenagem ao Escritor Paraisense.

O presidente acadêmico Reynaldo Formaggio Filho fez a abertura oficial. Cerimonia-lista foi a acadêmica Pascoalina Coelho Souza (Linah Biasi). A cerimônia teve início com a execução do Hino a São Sebastião do Paraíso, letra do professor e poeta Ary de Lima, um dos homenageados da noite, música do maestro Aniceto Matti, em seguida o Hino da Academia Paraisense de Cultura, letra da acadêmica Eliana Mumic Ferreira, música maestro paraisense Calimério Augusto Soares.

HOMENAGEM A MARTA SÔNIA DIB BICEGO
A escritora e poetisa Marta Sônia Dib Bicego recebeu o título de Membro Honorário da APC. É filha de Jorge Dib e Maria Natividade Dib. Casada com Plínio Bícego, mãe de Plínio Marcos Dib Bicego e Roberta Dib Bicego.

HOMENAGEM PÓSTUMA AO PROFESSOR ARY DE LIMA
Um dos símbolos da literatura paraisense. Sua biografia foi lida pelo acadêmico Luiz Ferreira Calafiori. “Meu Brasil Brasileiro”, é um de seus livros mais importantes, do qual foi lido um capítulo pela acadêmica honorária Eneida Maria Dionízio Pádua. A acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Mi-randa leu outro texto do mesmo livro.

Arlene de Lima herdou do pai o talento literário. É membro da Academia de Letras de Maringá, onde reside. Emocionada com a homenagem prestada a seu pai em sua terra natal, e não podendo comparecer enviou a APC um valioso presente, o manuscrito de um dos livros de seu pai, Ary de Lima, e um poema dedicado a ele. A homenagem foi lida pela acadêmica vice-presidente Fran-cisca Borges da Cunha Zanin.

A Cadeira n.º 23 da APC tem como patrono o Professor Ary de Lima. Seu ocupante, acadêmico Ailton Rocha de Sillos fez entrega de cartão de homenagem à senhora Aurora Radaelli Soares que representou a família do homenageado. Junto dela, sua filha Glauce Radaelli Soares.

Foram homenageadas as acadêmicas Dalila Mirhib Cruvinel e Bernadete Aparecida Aguiar, poetisas que recentemente lançaram o livro “Ciranda”, apresentado oficialmente naquela noite. O prefácio é da acadêmica honorária, Marília Neves que leu sua mensagem escrita no livro.

“Dalila Mirhib Cruvinel, sensibilidade poética, transforma suas emoções em poemas que encantam”. Escritora tem vários livros publicados. Sua biografia foi lida ela acadêmica Leila Yunes.
Seus poemas “Velho Álbum” e “Rosa e Afeto” foi declamados pela acadêmica Maria Ofélia Tubaldini.

Cartão de homenagem lhe foi entregue por seu filho, acadêmico André Luiz Mirhib Cruvinel.

Bernadete Aparecida Aguiar, gentil, sensível, tem grande ligação com a nossa cultura educacional. Seus versos exprimem as emoções de seu coração. Sua biografia foi lida pelo acadêmico Abaetê Ary Gra-ziano Machado.

O poema “Brindar” de sua autoria, foi declamado pela acadêmica Edyna Maldi Borges, e cartão de homenagem lhe foi entregue pelo acadêmico Clarindo Anacleto de Pádua Neto.

A APC prestou homenagem especial ao menino João Geraldo Dias Neto, filho do acadêmico Alexandre Cavallero Dias e Lília Corsi Dias, destaque a nível nacional ao participar do projeto “Árvore de Livros”.

Homenagem também foi prestada às Irmãs do Colégio Paula Frassinetti pelo presidente Reynaldo Formaggio Filho.

Os músicos Jéssica Rosado e Gabriel Carbonari que formam o “Duo Choro a Dois” fizeram apresentação brilhante com seleção musical especial.

A parte artística da noite foi uma adorável lembrança dos anos dourados do rádio, principalmente as românticas radionovelas. O presidente Rey-naldo Formaggio Filho tem grande admiração pela história do rádio que conheceu através de pesquisas. Com seu talento artístico e grande criatividade criou a “Rádio APC” que entrou no ar aquela noite.

Organizou tudo, apresentador e locutor, três radioatores, reclames, garota propaganda, músicas e cantores da cidade.

O locutor apresentador “Sérgio Roberto” anunciou: “Alô alô amigos ouvintes da mais querida, a sua Rádio APC, estamos iniciando mais um “Estrelas em Desfile” ao vivo. Que o programa de hoje seja do inteiro agrado de vocês. Prometo levar música, diversão e emoção para cada um de vocês. E começamos muito bem com as vozes encantáveis de Ângela Pascoal Cardoso e Silvia Pessoa, com acompanhado do Paraíso em Seresta. Fica aqui nossa homenagem a todas as “Cantoras do Rádio”, Ângela Maria, Maysa, Marlene, Emilinha Borba, Dircinha e Linda Batista que se cuidem”.

Na próxima edição daremos sequência sobre esta marcante noite promovida pela Academia Paraisense de Cultura.