O Nesfa realizou na sexta-feira (10/8), a 1ª Feira de Mostras Científicas promovida pelo colégio e desenvolvido por alunos do 5º ao 9º ano, onde cada turma apresentou trabalhos que foram criados mediante aulas ministradas na escola. A ideia partiu do professor de Ciências e Biologia, Mateus Ferreira do Nascimento em conjunto com a coordenação do Nesfa, Poliana Silva Francisconi, Renata Martins e Juliana Vera Fernandes de Souza Gaburro. O principal objetivo foi desenvolver a visão científica dos alunos, contextualizar conhecimentos adquiridos em sala de aula com atividades propostas e estimular estudos científicos dentro do ambiente escolar.
De acordo com o professor Matheus, um dos objetivos foi despertar a criatividade dos alunos e aumentar o interesse deles nesta área tão incrível que é a ciência. "O sonho de realizar a mostra científica vem de algum tempo e neste ano foi lançada a ideia para a coordenação do Nesfa e alunos, que a abraçaram com muito entusiasmo. Pensamos no nome (Viva a Ciência) justamente pela ambiguidade de sentido da frase, porque queríamos que (viva) tivesse o sentido de viver a ciência e ao mesmo tempo de enaltecer essa área de conhecimento", ressaltou Matheus.
A feira foi realizada com apoio do professor de Física, Ulisses da Silva Farchi, e da professora de Química, Angelita Zumerli, que foram responsáveis pela turma do 9º ano. Também contou com apoio da professora Cíntia Mara Cardoso Silva do Fundamental I que orientou os alunos do 5º ano. O tema trabalhado com os alunos de 5º ano foi "As várias formas de energia". Foi trabalhado entre os assuntos o magnetismo, eletricidade, energia mecânica e estática, circuito elétrico, reações químicas.
As pessoas que visitaram tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais de diversas áreas da Ciência: Ciência da Terra, Biológica, Química e Física, por exemplo. "O evento foi um show e a comunidade pode ficar preparada porque no próximo ano será ainda melhor", completam os professores.
Para o professor Ulisses, "a Feira de Ciências é um projeto que estimula os alunos a pesquisarem sobre os temas propostos. Com isso eles puderam desenvolver muito mais os seus conhecimentos porque vai além do conteúdo em sala de aula. Quando os alunos realizam esses experimentos, colocam em prática seus conhecimentos, com fundamentos e maior significado. Assim, aprendem a resolver problemas buscando suas soluções com maior propriedade", destaca.
Entre os trabalhos apresentados pelos alunos do 6º ano estavam um vulcão, arco-íris, vasos comunicativos, robô hidráulico, cone antigravitacional, gêiseres e fogo na mão. Os alunos do 7º ano desenvolveram trabalhos com ervas medicinais, terrário e cultura de bactérias. O 8º ano apresentou pirâmide alimentar, aparelho respiratório, sistema digestivo e sistema urinário. Por fim, os alunos do 9º ano apresentaram elevador de naftalina, a vela que puxa água, serpente de faraó, minigeradores eólicos e mão hidráulica.
Conforme a professora Angelita "o conhecimento foi construído a partir de suas próprias mãos, de maneira lúdica". A participação da família e de toda a comunidade escolar foi fundamental para o incentivo dos alunos, além de aumentar o alcance do conhecimento da sociedade em geral. Nós, do Colégio Nesfa agradecemos o empenho de todos e que venha a próxima Feira", finaliza.