Chineses visitam a Cooparaiso

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 16-03-2003 00:00 | 682
Foto:

Uma missão chinesa, composta por empresários e produtores, esteve na Cooparaiso no última segunda(10). Composta por 11 membros, o objetivo foi conhecer a cafeicultura no Sul de Minas e principalmente saber o potencial produtivo da região. 
A delegação esteve no Brasil através da União China Brasil, uma empresa que trabalha no sentido de oferecer suporte no desenvolvimento de políticas de cooperação entre o Brasil e a China. 
O grupo mora na província de Yunnan, localizada no sudoeste da China, cerca de 2000 quilômetros da capital Pequim. A província possui 27 mil hectares de área plantada em café com uma produção de 266 mil sacas. 
De acordo com Li Yong Hong, gerente da União China Brasil, e interprete do grupo, é a primeira vez que esta missão vem ao Brasil para tratar de negócios. "Ficamos impressionados com o potencial produtivo dos produtores da Cooparaiso e também com a qualidade dos cafés aqui recebidos" ressaltou Ly. 
Após a visita as instalações da cooperativa o grupo reuniu-se com os dirigentes das Cooperativas que formam a Trading Coffee Sul de Minas. O presidente do conselho de Administração da Cooparaiso, deputado federal Carlos Melles, acompanhado do presidente do conselho Nacional do Café, Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro destacou o potencial produtivo do Sul de Minas. "A China é um país fantástico que salta aos olhos de todos pela expectativa de crescimento que possui" explicou Melles. 
A missão permanece no Brasil até quinta(19) . No roteiro estava previsto visita a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC) e também ida a Cataratas de Foz do Iguaçu.