Seminário discute inclusão de deficientes em escolas públicas

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 30-03-2003 00:00 | 620
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O I Seminário "Inclusão - Preparação para a Vida", realizado na Escola Estadual Clóvis Salgado teve como finalidade incentivar para que, na instituição de ensino, haja socialização dos portadores de necessidades especiais. Para isso, foram convidados palestrantes das cidades de Três Corações, Passos e Itaú de Minas para apresentarem o trabalho que já estão sendo desenvolvidos.
Realizado durante toda a quinta-feira, 27, o evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas que representaram de escolas dos 17 municípios que fazem parte da 35ª Superintendência Regional de Ensino - SRE.
Foram palestrantes Roselaine Francisca Cruz, Gelcira Augusta Ribeiro da Silveira e José Osvaldo de Oliveira ministrando as palestras "Todos são bem vindos à escola?", "Construindo a auto-estima em pessoas portadora de Necessidades Educativas Especiais" e "A revolução educacional através das inteligências múltiplas".
De acordo com a superintendente da 35ª SRE, Sára Maria Caixeta de Oliveira Gomes, o objetivo foi mobilizar para que as escolas trabalhem com uma qualidade de ensino para todos igualmente. "Precisamos entender melhor os nossos alunos e tratá-los com a dignidade que merecem, porque eles não precisam de compaixão, muito menos de qualquer ato benevolente, eles precisam apenas de dignidade".
Gomes diz também que existem pessoas reclamando uma classe homogênea o que, segundo ela, é impossível, pois a diferença e a desigualdade estão presentes em todos os seres humanos. "Nós não temos previsão de reações humanas, porque nós somos diferentes, e somente reconhecendo isso, é que podemos conquistar um tratamento igualitário", comenta.
Atualmente, conforme Gomes, 98% das crianças com idade escolar estão matriculadas. "Mas isso não basta, devemos garantir a todos eles, a qualidade de ensino, pois só assim estaremos fazendo realmente a inclusão, porque apenas admiti-los na escola não é suficiente, devemos garantir a permanência produtiva dos mesmo".

Escola piloto
Como determinação do Ministério da Educação e Cultura - MEC e da Secretaria de Estado da Educação, a Escola Estadual "Clóvis Salgado" trabalha a inclusão.
Essa é a escola piloto para o Programa de Apoio à Educação para a Diversidade - PAED, o que, segundo diz, o diretor Ivan Alexandre Menossi, só foi possível pela equipe de trabalho que o apóia. "Tenho orgulho de falar, pois todos estão empenhados em melhorar cada vez mais o ensino, o que nos fez ser premiados inúmeras vezes e em diversos países como os Estados Unidos, Argentina e Chile".
Menossi ressalta que ainda existem alunos fora da escola, que precisam ser atraídos para que tenham uma educação não só para o vestibular, como também para a vida. "Inclusão, que é um projeto antigo nosso, está sendo praticado há muito tempo por nossa escola, temos vários alunos deficientes físicos, pois nosso trabalho é levar educação de qualidade a todos, principalmente quem tem dificuldades de aprendizagem", finaliza. N.B.