Secretário da saúde afirma que é normal
Nos últimos anos tem ocorrido um crescente aumento de diagnósticos dos mais diferentes tipos de câncer em São Sebastião do Paraíso. Porém, segundo o secretário de Saúde Marcelo Soares Safatle, não há motivos para maiores preocupações.
O câncer, segundo Safatle, pode aparecer no organismo humano devido a inúmeros fatores. "O constante uso de agrotóxicos nos alimentos que estão cada vez mais industrializados e repletos de conservantes, o tabaco que está presente no cigarro e é o grande responsável pelo câncer de bexiga, tendo também a hereditariedade que é um fator de grande importância," afirma.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde encaminha por dia 34 doentes de câncer para Ribeirão Preto e outros 12 para Barretos, no Estado de São Paulo. Os casos da enfermidade mais diagnosticados em Paraíso são câncer de mama, estômago, próstata, bexiga, pulmão e útero. Conforme o secretário, o município apresenta um grande avanço no que se refere à descoberta da doença, tendo tecnologias como a tomografia e o ultra-som, porém na parte terapêutica, ainda necessita do tratamento oferecido pelas cidades vizinhas, no caso, Ribeirão Preto, Passos e Barretos. Contudo, sem nenhum gasto ao paciente que tem as despesas com transportes pagas pela Prefeitura.
Apesar de não especificar a quantidade exata, Safatle informa que a Secretaria de Saúde dispõe de um mapeamento dos casos descobertos nos últimos anos e reconhece que houve um aumento considerável de pessoas com a enfermidade, contudo descarta o possível aumento localizado, ou seja, a maior incidência apenas em Paraíso. Para o secretário, todo o planeta tem vivenciado o mesmo problema.
"Para diminuir os casos de câncer, não só em Paraíso, mas em todo o mundo, é necessário que se adote hábitos de prevenção. Por exemplo, exposição prolongada ao sol causa o câncer de pele, então, deve-se usar um protetor. A primeira mudança que todos os paraisenses devem adotar é uma alimentação saudável, baseada em alimentos naturais sem agrotóxicos. Em segundo, evitar o cigarro e as bebidas alcóolicas que causam câncer no fígado e no estômago. Por último, evitar o máximo usar hormônios indiscriminadamente, principalmente testosterona, presente em alguns anabolizantes e utilizados por pessoas com disfunções sexuais," afirma.
Para Safatle, desde que se procure realizar exames periódicos com profissionais especializados, a situação não tem nada de assustadora. Espera-se que em breve entre em funcionamento o Centro Oncológico de Paraíso, mas por enquanto sem previsão de inauguração.
Safatle atenta ainda para a Campanha de Vacinação contra a gripe. "Não deixem de tomar a vacina. Principalmente a população acima de 60 anos que são a nossa prioridade. As pessoas acamadas receberão a vacina em casa, basta entrar em contato com os Postos de Saúde da Família. A campanha contra a Gripe vai até o dia 30 de abril," concluiu.
Elezângela de Oliveira