Presidente da UEE-MG visita FACEAC

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 11-05-2003 00:00 | 730
Foto:

O presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais - UEE-MG, Ramon Fonseca, visitou na quinta-feira, 8, a Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis de São Sebastião do Paraíso - FACEAC com a finalidade de filiar o Diretório Acadêmico - D.A. da mesma, à União Nacional dos Estudantes - UNE.
A proposta, segundo Fonseca, é trazer tudo que é discutido no movimento estudantil em todo o País, para dentro da Faculdade. Assim, os representantes do D.A. da FACEAC, Rogério Patrick de Souza (aluno de administração) e Marcos Antônio de Sá (aluno de contabilidade) participarão, com direito a voz e voto, do 48º Congresso da UNE que tem como lema "Pra Conquistar o Novo Tempo", e será realizado em Goiânia no período de 18 a 22 de junho.
Fonseca fala que a importância dessa participação no congresso da UNE é de que cada vez mais, o movimento estudantil esteja em todos os lugares. "Assim, conseguiremos ter uma relação cada vez maior com o estudante que está em sala de aula", ressalta.
Além disso, um movimento estudantil forte dentro de uma instituição de ensino superior, de acordo com ele, impulsiona o crescimento da própria instituição. "Às vezes, algumas pessoas entendem, até pelas baixas que sofreu na época da ditadura (período de repressão muito grande), como um movimento dos subversivos, eu acho que ele tem que continuar levando essa característica, mas no sentido dessa nova realidade em que vivemos, com uma atuação maior no social".

Movimento Estudantil
Os Movimento Estudantil da UNE existe há 65 anos e tornou o lema do 47º Congresso: "Um outro Brasil é possível", onde participaram ativamente da vitória oposicionista nas eleições presidenciais. Além disso, fizeram movimento contra o aumento e pela redução das mensalidades, sendo essa, uma das propostas que serão discutidas no próximo congresso.
"Antes do período da ditadura, durante e agora, nossa luta sempre foi pela educação pública, gratuita e de qualidade no nosso País", fala Fonseca, dizendo que para isso, o movimento deve ser cada vez mais amplo. "Para participarem o que precisa é ter muita vontade, muito espírito coletivo e o sonho de construir um país diferente".

Congresso
Os congressos organizados pela UNE têm a finalidade de debater idéias sobre questões essenciais para o Brasil e para a educação. "Por comparecerem universitários de diversas partes do País, reflete pluralidade de visões e representa os verdadeiros interesses dos estudantes, sem intermediações dos interesses econômicos e da grande mídia".
Ramon Fonseca diz que o que realmente conta no congresso, é a capacidade de convencimento e o debate em tono das melhores propostas.