Ontem, 10 de maio, o Centro de Atendimento ao Menor e ao Adolescente de São Sebastião do Paraíso - CEACA, completou três anos desde o dia em que as chaves foram entregues para o prefeito da época, Pedro Luiz Cerizze Filho, e os processos para o início de seu funcionamento estão sendo agilizados para que as atividades sejam iniciadas em breve.
Por esse motivo, a eleição da nova diretoria foi adiada. “É que o mandato da anterior já está vencido e para não esbarramos na legalidade, precisamos prorrogar em um ano retroativo mais o tempo que for preciso para regularizar o estatuto e eleger uma nova diretoria”, explica a promotora Silvana da Silva Azevedo.
O que está adiando o início das atividades, afirma, é a necessidade da mudança do estatuto que legaliza o funcionamento da Centro. “Porque, o estatuto original, diz que o município é obrigado a operacionalizar, mas a prefeita Marilda Melles diz que não têm condições financeiras para isso, e como queremos que comece logo as atividades, vamos adequar essa possibilidade de fazer a concessão para outras entidades ou grupos de pessoas que queiram ajudar a prefeitura com isso”, fala.
Nessa terça-feira, 13, será feita uma nova reunião com os diretores para que seja feita essa mudança. “Vamos estudar as propostas dessas pessoas que querem ser cooperadas com a Prefeitura, e veremos o que é preciso mudar para que a parceria se estabeleça. Num consenso, a Diretoria vai decidir o que vai mudar, e como”, ressalta, dizendo ser necessária contribuições de outras pessoas a nível de trabalho e até mesmo doações.
Diretoria continua, mas por pouco tempo
Os diretores que foram empossados no dia 10 de maio de 2000, continuarão no mesmo cargo por um tempo indefinido. “Até quando o estatuto estiver totalmente regularizado”, diz a promotora Silvana da Silva Azevedo.
Esse fato não estava agradando muito as pessoas que participavam da reunião de terça-feira, pois queriam que uma nova diretoria fosse formada para que o trabalho realmente seja iniciado, mas a Promotora explicou para os presentes que essa é a forma mais rápida e legal. “Não podemos eleger uma nova diretoria sem modificar o estatuto, assim estaremos esbarrando na legalidade”.
De início, a proposta é que permaneceriam por mais seis meses, o que não foi aceito pela maioria dos presentes, mas depois de várias discussões, ficou estabelecido que não será determinado um tempo. “A nova eleição pode ser daqui a um mês, ou até mesmo 15 dias”. Nádia Bícego
Diretores que ainda permanecem
Diretoria Executiva
Presidente: Antônio Rodrigues Alves
Vice Presidente: José Vilson Amaral
1º Tesoreiro: Fernando Ribeiro Magalhães
2º Tesoreiro: Og Queiroz
1ª Secretária: Sandra Maria de Figueiredo Carvalho
2ª Secretária: Cátia Aparecida Pereira
Conselho Deliberativo
José Carlos de Almeida
Maria Lúcia Alvarenga
José Carlos Guerra
Elenita Arantes Cerize
Teresinha Pessoni.
Diretor de Patrimônio: Roberto Aparecido da Silva
Diretor Social: Gabriel José de Souza
Conselho Fiscal
Antônio Fagundes de Souza
Ailton Rocha Sillos
Rogério Araújo
Silvana da Silva Azevedo
Major Silva Neto
José Basílio Queiroz
Álvaro Abrão Filho
Suplentes
Maria José Noronha Peres
Mauro Westin
Nelson de Paula Duarte
Aparecido Vilas Boas
Vera Pimenta
Cleure Rocha Sillos
Leonardo Borges de Souza