O Asilo São Vicente de Paulo, presidido há cerca de cinco meses pelo empresário Guilherme de Pádua Maia, está ampliando o atendimento aos velhinhos assistidos pela instituição. "A partir desta semana já estará funcionando um consultório odontológico doado pela senhora Vita Froes Guidi, mãe de Fulvio Guidi, que era o proprietário do equipamento. Além da equipe do dentista e seus auxiliares, vamos contar agora com o serviço de nutrição e de uma enfermeira padrão, que serão mantidos pela Prefeitura," disse.
O serviço da nutricionista, segundo Maia, já está sendo exercido há cerca de três meses. "Uma das prioridades foi dividir em grupos cerca de 90 velhinhos que moram na entidade. Eles foram agrupados de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, os diabéticos agora têm uma alimentação baseada em pouco açúcar e usam adoçantes," explica.
Segundo o presidente, as reinvindicações na área da saúde já estavam sendo feitas há vários anos. Com a realização da reforma, aproveitou-se para implantar os novos serviços. "Ainda queremos oferecer este ano a terapia ocupacional e esperamos a contrapartida da Prefeitura para a aquisição de móveis novos. Com isso, iremos fechar o ciclo, disponibilizando todo o atendimento a que os idosos têm direito, de acordo com o Estatuto. Todos vão contar com assistência médica desde a mais simples até o mais complexo," salienta.
Maia comenta que o equipamento doado por dona Vita já estava aguardando a instalação desde o ano passado, mas teve de aguardar até o final da reforma a que foi submetido o prédio. "A maioria destes atendimentos que estamos comentando já estão sendo realizados há algum tempo, como é o caso da enfermeira padrão, há 6 meses consoco. Nosso principal objetivo é agradecer a todos os colaboradores que puderam tornar possível essa realidade. A importância desta ampliação é imensa, porque lidamos freqüente-mente com idosos doentes e precisamos de um leque de atendimento que supra as necessidades do Asilo," salienta.
NOVOS PROJETOS
Para 2003, Maia conta que sua principal prioridade é treinar os profissionais que lidam de alguma forma com os velhinhos, através de um plano único, a prestar um atendimento diferenciado. "Esperamos também disponibilizar o serviço de um fisioterapeuta. É de extrema importância. Estamos também concluindo a construção da nossa horta," acrescenta.
A tradicional "Campanha do Óleo" será realizada este ano no dia 17 de junho, e por enquanto conta com o grupo de Vicentinos para realizar a coleta na cidade. Já a festa do Asilo será iniciada no dia 04 de julho indo até o dia 12 do mesmo mês. "Temos que agradecer de todo o coração a colaboração da comunidade que de todas as formas nos ajudam. Recebemos todos os dias algum tipo de ajuda. Desde um jogo de sofá, até alimentos como banana, carne, ovos, feijão e café," comenta.
"Desde que você dirige uma instituição com credibilidade e transparência, você tem uma resposta da sociedade. Todo esse apoio que obtemos freqüentememente da população paraisense se deve à esse trabalho realizado em equipe e é por isso que queremos em nome de todos os velhinhos agradecer de coração não só a dona Vita Guidi e a prefeita Marilda Melles, mas também todas as pessoas anônimas que estão sempre nos apoiando," concluiu.