Com o objetivo de formar e capacitar agentes de crédito para a operacionalização do Banco do Povo, uma equipe técnica contratada pelo Sebrae/MG, com larga experiência em microcrédito, inicia nos próximos dias o treinamento de 35 pessoas representando 27 municípios do Sudoeste Mineiro. O projeto, articulado pela Adebras, tem a parceria de prefeituras, associações comerciais, agências de desenvolvimento municipal e do Sebrae Minas.
"O foco imediato desse treinamento de 96 horas (12 dias corridos) é o microcrédito, ou seja, a implantação do Banco do Povo na região, mas esta não é uma ação isolada, muito pelo contrário, faz parte de um amplo projeto de desenvolvimento regional formatado pela Adebras - Agência de Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste Mineiro e que tem o suporte do Sebrae em diversos programas", explica o presidente da agência, Maurício Landi Pereira.
De acordo com a Adebras, a meta do Banco do Povo é democratizar o acesso ao crédito para alavancar os pequenos negócios. "O microcrédito não é uma política assistencialista ou para pagar dívidas, mas uma cultura empreendedora, disponibilizando crédito produtivo para gerar renda e trabalho", diz o vice-presidente da instituição, Ailton Rocha de Sillos, que preside a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso.
Com o treinamento os agentes estarão aptos, em seus municípios, a receber as demandas de crédito dos pequenos empreendedores - da economia formal e sobretudo da informal, analisando as propostas do ponto de vista da viabilidade econômica do projeto e estimulando o lado empreendedor das pessoas. "Hoje uma grande massa de pessoas não tem acesso aos financiamentos do sistema bancário tradicional. A nossa intenção é apoiar os pequenos negócios com agilidade e sem burocracia, fomentando um segmento que tem um grande potencial de crescimento", comenta Maurício Landi.
"Para o Sebrae a implantação do microcrédito é fundamental para a melhoria da qualidade de renda das pessoas e irá contribuir para a geração de novos postos de trabalho. Além disso, poderemos mapear os pequenos empreendedores, que não tem acesso ao sistema bancário, para o desenvolvimento de novas ações", disse Cláudio Luiz de Souza Oliveira, gerente do Sebrae, regional Passos.
Os agentes de crédito, selecionados pelas prefeituras e ou associações comerciais que aderiram ao projeto, serão interlocutores de seus municípios com os comitês microrre-gionais de crédito e com a Instituição de Crédito do Sudoeste Mineiro - ICSM, tanto na questão do microcrédito como futuramente com a série de programas de desenvolvimento social e econômico que estão em fase de finalização para implantação, numa parceria entre a Adebras e o Sebrae.
"É importante que as prefeituras ou associações que ainda não fizeram a inscrição de seus representantes que procurem a Adebras ou o Sebrae para participar", lembra Landi. Os telefones para informação é 3531-3512 (Adebras) e 3529-1008 (Sebrae).
O treinamento dos agentes tem início no dia 09 de junho em São Sebastião do Paraíso.