Difusora fecha as portas e entra no ar a Paraíso AM

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 01-06-2003 00:00 | 1216
Foto:

Enquanto os ouvintes estavam esperando a instalação da Band FM em São Sebastião do Paraíso, a Rádio Difusora Paraisense que pertencia à Mitra Diocesana, foi vendida para um grupo de Guaxupé. Agora, a freqüência 820 Khz é da Paraíso AM que segundo o diretor Alessandro Calixto, vem com uma nova proposta de difusão AM na cidade.
"Essa vai ser uma rádio que estará à frente de seu tempo, mas em sintonia com o presente", garante Calixto, guaxupeano que possui em seu currículo 13 anos de serviço em rádio tendo já passado pelas emissoras Rádio Clube e Cidade FM. "A emissora mudou de dono, um outro grupo assumiu e esse optou por não usar o nome antigo, já que a mudança foi total".
No dia 30 de maio, entrou no ar a última programação da rádio fundada em 1939 por José Soares Amaral (Zezé Amaral). Foi também nesse dia que todos os locutores e funcionários que trabalhavam, alguns com décadas dedicado à emissora, foram demitidos. "O funcionamento e a operação foram radicalmente modificadas, por isso essa demissão foi necessária. O que lhes era de direito, todos receberam".
Porém, de acordo com Calixto, alguns funcionários estarão de volta. "Uma equipe nova está vindo para a emissora e algumas pessoas vão permanecer, ou seja, aqueles que nos interessam vão estar na programação nova. Estamos passando por essa transformação para que melhore. Um exemplo é que qualidade do som já foi modificada e perceptivelmente".
Em um período de 30 dias, ao qual já se passaram oito, por normas do Ministério das Comunicações, a nova emissora está operando em caráter experimental e após esse período entra no ar a nova programação. "A grade contará com novos programas e comunicadores, direcionados a várias camadas sociais, o nosso tripé será o jornalismo, a prestação de serviços e a interatividade, tudo isso é lógico, com muita música", explana.

INVESTIMENTOS
A parte técnica que era utilizada na antiga emissora, está totalmente modificada. "Foram adquiridos equipamentos tope de linha. Os transmissores estão agora, aliados ao sistema irradiante, ou seja, antenas com mais de 65 metros de altura, o que nos permite maior densidade de sinal, alcance e fidelidade de som, garantindo uma transmissão perfeita".
Com esse novo transmissor, Calixto diz que a Paraíso AM pode ser sintonizada em um raio de 150 Km com qualidade de som local. "Todo esse investimento se traduz em tecnologia e modernidade que em breve os paraisenses e as pessoas das quase 60 cidades do sul e sudoeste de Minas Gerais e estado de São Paulo poderá conferir".
Outra mudança, será o local em que está sendo instalada. "Nosso projeto conta também com a mudança de prédio", conta. A rádio estará no Edifício São Sebastião, entrada para a Rua dos Antunes.
A respeito da programação, o diretor comentou que será bem eclética e reunirá música, esporte, jornalismo, prestação de serviços, além de programas religiosos. "Quanto ao jornalismo, nossa preocupação será em manter o ouvinte bem informado, por isso, os principais fatos do cotidiano do Brasil, mundo, São Sebastião do Paraíso e região estarão em destaque através de boletins e drop's durante a programação".
Pela manhã, às 07:00 h., a transmissão será do Jornal Brasil Hoje, apresentado via satélite pela equipe da Rede Católica de Rádio - RCR. "O departamento de jornalismo da emissora dará toda a retaguarda para o jornalismo local e regional. Já para prestação de serviço, teremos um canal aberto entre o ouvinte e a rádio", finaliza. Nádia Bícego