Marcolini indica tombamento de prédio histórico

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 01-06-2003 00:00 | 584
Foto:

O vereador Waldir Marcolini pretende ver o tombamento histórico do prédio onde sediou a Sociedade Beneficente e Recreativa União Italiana e, posteriormente o Posto de Higiene. Indicação nesse sentido foi apresentada à prefeita Marilda Melles.
Marcolini fez um relato histórico, enfatizando que com a extinção da Sociedade União Italiana por ocasião da segunda guerra mundial, em 1943, mencionado prédio, por indicação da Promotoria de Justiça, Curadora de Fundações e Sociedades sem fins lucrativos, foi destinado à Santa Casa de Misericórdia e, por várias vezes utilizado para outros fins, inclusive para abrigar o serviço municipal de saúde.
O vereador salienta que desde que referido serviço foi transferido para outro local, o prédio encontra-se "ocioso, deteriorando-se a olhos vistos", e tendo em vista a sua importância histórica, fez a indicação para que seja tombado, e, como tal, "seja recuperado e preservado e reutilizado conforme suas primitivas finalidades".
Marcolini deixa claro que "tombar historicamente, não quer dizer tomar, sim ser recuperado por quem de direito, preservando suas características arquitetônicas, utilizando-o posteriormente, para finalidades culturais ou recreativas, a bem da preservação da memória da cidade".
Conclui que "oficializado o tombamento", há a possibilidade da embaixada italiana fornecer verbas para a sua recuperação, o que no ponto de vista do vereador "não está difícil, pois o madeiramento do telhado do prédio, segundo vistoria realizada, encontra-se em perfeito estado, estando apenas o forro danificado".