COMAD realiza semana anti drogas

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 29-06-2003 00:00 | 591
Foto:

O Conselho Municipal Anti Drogas de São Sebastião do Paraíso - COMAD realizou do dia 23 a 28 de junho a Semana Municipal Anti Drogas. com apresentações em locais públicos e escolas estaduais da cidade, houve apresentação de peças teatrais e palestras educativas com o intuito de conscientizar, principalmente os jovens que, de acordo com o presidente do conselho, Amaury Vicente Amorim, é o local de onde saem mais usuários.
"Segundo a Organização Mundial de Saúde, a única coisa que resta fazermos é a prevenção. Onde temos que fazer isso? Nas escolas, que é o local de maior concentração de jovens, assim estamos mobilizando no local certo. Lá, atingimos 70% da população", comenta.
O evento está sendo realizado em cumprimento de uma determinação da Secretaria Nacional Anti Drogas que determina que todos os conselhos o façam uma vez por ano, de preferência coincidindo com a semana do dia 26 que é o dia nacional de combate às drogas.
"Há 15 dias, nós conseguimos o registro na Secretaria, porque até então, o Conselho não estava registrado. Na mesma época, já nos foi cobrado a programação. Mas quando isso ocorreu, já a havíamos feito e serviu de modelo para o Brasil todo, pois os COMAD's ainda não sabiam o que fazer", conta.
No decorrer da semana, foram feitas palestras com Amorim, Emiliana Aparecida Souza Fagundes e Wilsom Brito Vilar, que disseram dos problemas que as drogas causam a seus usuários. Além disso, dependentes químicos em recuperação ou já recuperados deram seus depoimentos de vida e contaram o que as drogas fizeram em suas vidas.
Alunos da Escola Estadual "Clóvis Salgado" apresentaram um teatro em algumas escolas estaduais do município. Além disso, funcionários do Programa Saúde da Família de Pratápolis fizeram a peça Drogas: Uma transformação a caminho da morte.
Como uma outra forma de conscientizar, alunos participaram de um concurso de cartazes e redação, também organizado pelo COMAD. Além desses programas que estão sendo realizados, Amorim conta que o Conselho está empenhando mais nesse assunto. "Como exemplo disso, temos um projeto que ainda não pode ser totalmente divulgado, mas vai atender em torno de 11 mil jovens da cidade".
Esse programa é o Pró-jovem, que será um local onde os estudantes ficarão, quando não estiverem na escola, para que não fiquem na rua. "Nele, terão aulas de teatro, trabalhos artísticos, panificação, computação, etc.. Mas para isso, precisa de viabilidade, e o SENAD está estudando o que poderá ser feito", explana.
Mas o COMAD não tem feito somente trabalhos com jovens. "Estamos tirando alcoólatras e andarilhos da rua, só no último mês, tiramos 81 pessoas. Levamos para a Chácara Pedacinho do Céu, se forem de fora ficam no local até melhorarem, ganham roupas e passagem para retornarem às suas cidades", finaliza.