O leitor Luiz Carlos Machado enviou um e-mail à redação do Jornal do Sudoeste reclamando de atendimento bancário em São Sebastião do Paraíso. "Aqui tem banco que atende muito mal os clientes, um exemplo é o Banco do Brasil onde a pessoa fica uma hora ou mais na fila, a Caixa Econômica Federal também não fica para trás. Isso é uma vergonha", afirma.
Quando a redação foi às ruas, encontrou uma série de filas em diversas agências e conversou com algumas pessoas que lá estavam. "Eu venho aqui uma vez por mês receber a aposentadoria, realmente enfrento uma grande fila, acho que poderia ficar menor, se cada um tivesse uma data diferente para vir buscar, mas acredito que isso não seja descaso", fala a aposentada Maria Aparecida dos Santos.
Já o pedreiro Donizete Domingos Mendonça, fala que escolhe sempre horários que é melhor para encontrar o banco vazio. "Venho mais no meio da semana, porque na segunda ou sexta é mais complicado, começo de mês então, nem se fala", comenta.
Gerente diz que banco apresenta opções
O gerente do Banco do Brasil, José Rodrigues Ramos, diz que o banco é sempre atento à essa questão de atendimento, seja nas plataformas ou nas filas. "Estou na cidade há apenas um mês, mas durante esse tempo, não vi nenhuma pessoa que ficasse na fila esse tempo todo", diz.
Ramos comenta também que em alguns horários, realmente a fila fica grande, mas existem outras formas de não enfrentá-la. "Temos feito investimentos grandes em tecnologia para os chamados auto-atendimento que consiste em pessoa física ou jurídica desenvolver canais de comunicação onde o cliente mesmo faz as suas transações como saldo, extrato, pagamento de contas, transferência, etc.".
Em Paraíso, diz que o banco tem nove terminais. "Na nossa sala de auto-atendimento, no Fórum, Santa Casa e praça da Prefeitura que funcionam das 07:00 às 22:00 horas. Existe também os chamados gerenciadores financeiros que são destinados às pessoas jurídicas, para evitar que esses, que movimentam um valor maior, não perca tempo em filas", fala.
Outra forma que todos os bancos oferecem, de acordo com Ramos, é o débito automático de conta como por exemplo de água, luz e telefone. "Se todo contribuinte, usuários das contas de concessionárias públicas, forem fazer pagamento das contas mensais na fila do caixa, não vamos ter atendimento suficiente, pois os bancos não possuem suporte para recebimento dessas contas. Por isso, oferecemos o débito automático para clientes".
Para quem não é cliente do banco e precisa de seus serviços, fala que pode procurar outras opções. "Uma delas é vir fora do horário de pico, pois das 14:00 às 15:00 (horário em que as agências estão fechando), acontece um acúmulo maior de pessoas. O horário ideal é o de almoço, quando geralmente é mais tranqüilo".
Evitar que as filas se formem, conforme conta, é impossível, pois se aumentar o número de caixas, aumenta também a quantidade de pessoas que buscam o atendimento. "Se todos deixarem para vir na última hora, com certeza vai encontrar uma fila maior, mas nós estamos sempre atentos a isso. A fila, quero deixar claro que é uma opção, pois existem outras com mais rapidez, comodidade, segurança e fora do horário de atendimento", finaliza.
Nádia Bícego