Internet via rádio: nova tecnologia para baratear os custos

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 20-07-2003 00:00 | 571
Foto:

O sistema de internet wireless (sem fio), que funciona por meio de ondas de rádio barateia os custos com internet, tendo em vista que estão excluídas despesas com telefonia. Vendo o custo-benefício, principalmente para empresas em que a utilização da internet é necessária e imprescindível, essa é a melhor forma de utilizar a internet, afirmam especialistas.
"Para uma empresa, em termos de custos é mais vantajoso, e ainda mais rápido e melhor. Além disso, tem uma economia maior, pois uma empresa com 10 computadores gasta muito com telefone", fala Danilo Melles, diretor da Paraisonet, provedora que há dois anos atua nesse tipo de comunicação em São Sebastião do Paraíso e mais 20 cidades.
Também chamado de wireless (sem fio), esse é um sistema de antenas interligadas entre si, via ondas de rádio, que transmitem o sinal sem interferência, sem queda de linha, sem tarifa telefônica, 24 horas no ar com o custo apenas da mensalidade necessária para a manutenção dos aparelhos. Seu acesso é via rádio freqüência, com antenas conectadas via rede dedicada tipo Intra-net (utiliza a placa de rede do computador), dispensando o uso da linha telefônica. Desta forma o usuário poderá permanecer "on-line" durante as 24 horas do dia, sem custos adicionais.
"Esse tipo de internet possui 2,4 Giga Herts com freqüência livre e o que é interessante nesse sistema é a banda (caminho onde passa os dados) que nesse caso é banda larga, ou seja, links grandes com no mínimo 2 Megabits - Mbps, que em breve passaremos para 4, que significa uma velocidade alta", disse Danilo.
Antes da instalação dessa tecnologia, conforme explica, é que a pessoa precisa escolher uma empresa que realmente possui tecnologia competente e esteja regularizada com a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel.
"No nosso caso, estamos regularizados, mas se o provedor for ilegal, pode ser lacrado por fiscais, como acontece em uma rádio pirata. Conosco, trabalham vários profissionais na área de informática como engenheiro de computação, ou outros na área de telecomunicações. O pessoal que gera tecnologia para nós, é realmente de alto gabarito, o que é imprescindível.
Além disso, além da experiência, por sermos um grupo grande, temos uma enorme retaguarda tecnológica pois trabalhamos com softwares livres, porém com alta tecnologia, principalmente em segurança de rede. Vamos ter em breve anti-spam e antivírus no servidor". 
Uma outra vantagem que a rede wireless oferece em relação à convencional é que a própria empresa pode fazer o monitoramento das máquinas dela como controle interno de rede, de página, de e-mail, do que vai acessar na internet.
Já para pessoas físicas, esse tipo de conexão vem para facilitar principalmente para quem reside onde a linha telefônica é de difícil acesso. "Quem reside na zona rural, por exemplo, pode conectar-se ao mundo por meio de ondas de rádio", fala Rodrigo Aparecido Gonçalves, que trabalha exclusivamente com esse tipo de internet e está há pouco tempo ramo. "O preço da tarifa de telefone está sempre subindo o custo vai sempre aumentando, por isso, acredito que seja vantajoso fazer". Nádia Bícego