Unifenas confirma processo seletivo em Paraíso para Curso de Direito em 2004

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 27-07-2003 00:00 | 724
Foto:

Na gestão do ex-prefeito Lair Furtado, a Unifenas inaugurou em São Sebastião do Paraíso o primeiro campus fora da cidade de Alfenas. Contudo, desde 1997, a instituição de ensino universitário decidiu fechar as portas no município, atribuído à desavenças políticas.
Com a total extinção do curso de Direito prevista para o fim deste ano, quando se forma a última turma iniciada em Paraíso, a Universidade de Alfenas, através de seu reitor, professor Edson Antonio Velano causou surpresa ao anunciar em edital que, haverá processo seletivo para 2004 e a formação de novas turmas de futuros seguidores da carreira jurídica.
Segundo dados do edital, a inscrição poderá ser realizada de 1.º de agosto a 13 de outubro de 2003. Os interessados deverão encaminhar-se às agências dos Correios credenciadas, às agências da CREDFENAS, em Alfenas, às assessorias, cursos pré-vestibular e colégios autorizados, ou ainda por sedex, pela internet e na Faculdade de Direito em Paraíso, situada à Praça dos Imigrantes, próximo a Prefeitura.
O ex-prefeito Lair Furtado, que durante seu mandato foi o articulador da vinda da universidade para Paraíso, diz estar extremamente satisfeito com a decisão do reitor. "Desde abril, eu e o Velano estávamos conversando sobre essa possível mudança de atitude e só tive a confirmação semana passada. É uma satisfação muito grande para mim. A intenção da Unifenas é expandir ainda mais. Para isso, dependerá muito do apoio dos políticos da cidade e da comunidade em geral," diz. 
Furtado afirma que uma universidade é sinal de progresso para o município. "Para se ter uma idéia, quando instalamos a Unifenas em Paraíso, Passos contava com 5 cursos superiores. Nós só tínhamos a FACEAC. Foi anunciar o possível fechamento da Faculdade de Direito em Paraíso, que não tivemos mais campus por aqui, e olha que fomos a primeira cidade em que a Unifenas abriu um curso fora de Alfenas, enquanto na nossa cidade vizinha, de 5 cursos saltou para 20, quadruplicando as chances de formação profissional de jovens de várias localidades e estimulando o crescimento econômico de Passos," conta.
Sobre os novos cursos que possivelmente serão instalados em Paraíso, o ex-prefeito mostra-se reticente. "Na época em que assinamos o convênio com a universidade, o projeto era trazer o curso de Odontologia, mas agora a Unifenas tem mais de 20 cursos em 7 cidades diferentes. Fica difícil de saber porque aumentou o leque de opções," explica.
"Já fui político, hoje não mais, porém uma grande alegria que tenho, é que no meu mandato eu fiz o que pude pela educação. Estudante universitário não pagava ônibus. O pré-escolar era gratuito, mantivemos a Escola Técnica de Comércio e investimos bastante em profissionalização de jovens. Hoje, quando passo pela avenida, me dá uma tristeza de ver tantos jovens, às vezes cansados, sem jantar, sem ter tido tempo até para tomar um banho, indo para as cidades vizinhas, enquanto o nosso potencial de ensino fica abandonado.
O vestibular da Universidade de Alfenas será no dia 26 de outubro. Aos interessados em maiores informações, uma dica é o site www.unifenas.br ou ainda, procurar a secretaria da universidade. Para Furtado, além de satisfação e alegria, a volta do curso de Direito e os demais que virão reitera sua convicção de que o progresso se alcança com estudo. "É uma alegria muito grande saber que por causa da volta de investimentos da Unifenas em Paraíso, muitos terão condições de estudar para ter uma formação melhor e sustentar com mais conforto suas famílias, que uma pessoa sem condições de estudar fora, agora poderá ter um ensino de qualidade e se formar bacharel em Direito. Só vamos conseguir mudar este país quando os governantes perceberem que através da educação se constrói uma sociedade melhor," concluiu.