Pintor transforma pára-choque quebrado em aviões e outros brinquedos

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 03-08-2003 00:00 | 895
Foto:

Transformar pára-choque de carro em avião e navio é um passatempo divertido para o funileiro e pintor de automóveis, Gercino Batista de Melo. "Meu trabalho é consertar pára-choque, retrovisor, faróis de carro. Eu mexo com a solda, pego um pará-choque e faço o que eu quero dele. Dia desses resolvi fazer um aviãozinho para o meu filho brincar. Mas, faço tudo aos poucos, porque a minha atividade principal é reconstruir a lataria de automóveis," comenta.
"Cortei o pára-choque do novo Gol e planejei um avião. Do pára-choque do Logus eu fiz um barquinho, mas não está terminado ainda. Isso já faz sete meses. Eu não continuei, mas dá para fazer muitos. Há plástico mais duro e mais mole. Tudo é transformado na base da solda. Eu faço um desenho e depois trabalho o material. Corto no local onde vão as asas e depois vou modelando. Num dia dá para fazer uns três brinquedos como esse", explica. 
Apesar de não levar muito tempo para construir um brinquedo a partir da peça de automóvel, não é qualquer pára-choques que pode ser trabalhado. "Eu preciso de uma parte de Palio ou Gol. Estou pensando em fazer uns vasos e outras coisas diferentes. Para fazer um aviãozinho de 30 centímetros, eu corto o pára-choque em duas partes, pego tubo de PVC, que uso por baixo do plástico e vou soldando. Aí já dá essa forma arredondada," ressalta.
Melo tem mais de 30 anos de experiência com funilaria e pintura de automóveis. Há dois anos começou a pintar quadros e nesse meio de tempo, tem mais 50 obras prontas, focalizando motivos diferenciados. Embora não esteja trabalhando com artesanato a nível comercial, o pintor espera investir nesta área futuramente. Aos interessados em maiores informações sobre a técnica que utiliza para criar brinquedos a partir de sucatas, basta procurar o Jornal do Sudoeste em horário comercial.
Elezângela de Oliveira