CEMIG calcula: furto de fios em Paraíso chega a 3 mil metros

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 10-08-2003 00:00 | 600
Foto:

O furto de fios de alumínio utilizado nas redes de energia elétrica pertencentes à Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, conforme tem alertado o Jornal do Sudoeste, tem aumentado nos últimos meses em São Sebastião do Paraíso. Na semana passada, um técnico da empresa esteve na cidade avaliando os prejuízos.
De acordo com supervisor regional da CEMIG, Maurício Antônio da Silva, somente no município, foram retirados 2.895 metros sendo que destes, 1.720 eram utilizados na avenida João Pereira de Souza.
"Esses furtos, na maioria das vezes, são de cabos neutros. Por eles não passa energia elétrica e por isso existe essa facilidade de sua retirada. Em outros casos, são com baixa e média tensão, o que não corta a energia, mas causa desequilíbrio, consequentemente o desligamento da rede", diz.
No caso específico da avenida citada, o supervisor comenta que era um final de circuito, por isso, com tensão menor. "Com certeza, quem furtou sabia onde estava mexendo, pois para isso tem que conhecer um pouco, pois está correndo risco de vida", salienta.
A reposição dos fios e cabos, conforme diz, está sendo feita de acordo com a necessidade. "Em locais onde ainda não tem moradores, só iremos colocar quando for necessário"
Nesta quarta-feira, 13, o caso será tratado em um encontro que será realizado entre os delegados de polícia e comandantes da região, na cidade de Divinópolis.
"O assunto é muito grave, por isso, pedimos a população que ao verificar a presença de pessoas não uniformizadas, sem crachá e o veículo que se encontram não for identificado com a logomarca da CEMIG, liguem imediatamente para a polícia e também para a CEMIG. Assim, estará evitando prejuízo para a empresa, para o cliente e também à vida dessas pessoas", conclui.
Nádia Bícego