Comissão organizadora aposta no sucesso da Expar - 2003

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 17-08-2003 00:00 | 1113
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Durante dez dias, no período de 29 de agosto a 7 de setembro, acontecerá a 20ª edição da Exposição Agropecuária de São Sebastião do Paraíso, a Expar. A história deste evento iniciou-se com um grupo de idealistas, que com apoio da Prefeitura e órgãos de apoio ao produtor rural decidiram criar uma feira para mostrar a força paraisense no setor agropecuário e também industrial. Os tempos mudaram, o município cresceu e as transformações aconteceram. Vinte anos depois, a Expar continua inserida no calendário de festas da cidade e resiste a uma dinâmica de organização que a cada ano busca uma amostragem diferente, com objetivo de manter o sucesso da Expar no Parque João Bernades Pinto Sobrinho.
As Exposições Agropecuárias na região atingiram o ápice no final dos anos 70 e durante a década de 80 surpreenderam ao bater recorde de público e incrementar cada vez mais na qualidade de infra-estrutura, organização e produtos. As feiras tornaram-se os principais eventos de encontro para criadores de gado e empresários. Com os shows, rodeios e outras atrações de entretenimento, passaram até a ser intituladas como megaeventos. 
Em São Sebastião do Paraíso não foi diferente. Há vinte anos, nascia a Expar. Cresceu, passou por crises, porém firma-se como uma festa que continua na rota do sucesso, entretanto, em busca do resgate de sua origem.

Gente que acredita
A atual comissão organizadora, liderada pelo produtor rural Antônio Jacinto Caetano conta com integrantes distribuídos em vários setores de trabalho, atuando na preparação da festa. O entusiasmo é contagiante e o sucesso é uma aposta certa. A exposição estará dividida em vários setores com responsáveis pela realização do torneio leiteiro, do rodeio, da exposição animais, do leilão, e dos shows que estão a cargo do grupo Stúdio Oficina.
Estão relacionados e confirmados as presenças de Falamansa (banda do gênero forró), show de abertura na noite de sexta-feira 29 de agosto, que deverá atrair público jovem e universitário da cidade e região. No sábado, 30 é a vez de Zezé Di Camargo e Luciano, dupla de grande expressão entre os artistas sertanejos, capaz de levar uma superlotação ao parque de Exposição Bernades Sobrinho. De 31 de agosto a 3 de setembro, reservado para shows regionais. Na quinta-feira, 4 de setembro Di Paulo e Paulino mostram seus principais sucessos, seguidos na sexta-feira,5 por Vanessa Camargo. O rock agitado da banca ribeirãopretana que alcança sucesso por todo o país, Charles Brown Jr é a atração do sábado, 6 de setembro. 
O encerramento, será marcado no domingo 7, com a final do rodeio e atração infantil com Yasmim e show da dupla Ruam e Rafael. (JAN)


Um jeito novo de atuar na organização de um grande evento
A forma de realizar e promover a Expar, segundo Antônio Jacinto, não estava dando um retorno satisfatório. "A festa era vendida. O público, o Sindicato Rural já não eram mais donos do evento e a população pagava para participar caro", comentou. "Agora, não. Nossa proposta é fazer uma festa de parceiros. Nós organizamos a Expar de tal forma que o público vai dar retorno positivo e vamos crescer muito para o próximo ano.
Apoio imprescindível
Otimista, Antônio Jacinto relacionou alguns órgãos que estão apoiando a realização da Expar. "Se eu esquecer de alguém que me perdoem, mas cito o Sindpar, a Prefeitura, a Cooparaíso, o Banco do Brasil, a Credipar, a Emater, entidades que estão entre os principais suportes", observou. "Todos os setores da sociedade estão se ajuntando, acreditando nesta parceria e o sucesso da festa depende disto", avaliou Luiz Alberto Pimenta, diretor do departamento financeiro, junto a comissão organizadora.
Conforme registra Luiz Alberto, todo planejamento da comissão transcorre de forma transparente e no final será publicado um balancete. "Nós começamos com certa insegurança e depois atingimos a confiança plena com apoio imprescindível. Isto nos mantém entusiasmado. Acreditamos no sucesso deste empreendimento e vamos até o fim apostando que tu-do vai dar certo", finali-zou.
Além do apoio dos patrocinadores, a comissão organizadora trabalha com a perspectiva de que o público dará respaldo, presença e retorno. Durante os dez dias da festa, haverá eventos diurnos e na noite o público encontrará uma exposição funcional, com arena de odeio, camarote, praça de alimentação, boate, palco alternativo e principal. "Paraíso merece uma festa de qualidade e vamos oferecê-la aos paraisenses", diz Antonio Jacinto.
Convocação do público
Antônio Jacinto Caetano e Luiz Alberto Pimenta convocam o público de forma antecipada. "Quem quiser conhecer a preparação que está sendo feita, pode visitar o parque de exposições e ver as modificações que visam dar maior conforto, uma dinâmica especial no espaço interno que terá arena de rodeio, setor de barracas para alimentação, palco alternativos e principal", relacionou o presidente da comissão organizadora. 
Durante a festa, o ingresso unitário terá preço máximo de oito reais para os shows de renomados artistas e um valor menor durante os dias intermediários que terá shows regionais. O pacote, que dá direito a entrar todos os dias custará R$40,00. O presidente cita que o preço do ingresso foi definindo levando-se em consideração um valor que permita a presença maciça do público. "Não haverá privilégio especial. A festa é de todos. Todo compram um ingresso igual, desde o estudante e o trabalhador. É uma festa da família e de forma geral para a população", comentou. 
Para receber um público estimado em mais de 30 mil por dia a comissão tem doze dias para concluir as transformações no parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho, apresentando um novo local para o parque de diversão e principalmente arena de rodeio, arquibancadas, camarotes e palcos para os shows. (JAN)


ENTREVISTA COM ANTONIO JACINTO CAETANO - PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA EXPAR
JS - Como estão os preparativos da Expar? Está tudo caminhando dentro do planejado e as coisas acontecem naturalmente. Temos uma comissão muito boa atuando nos setores diversos em que a organização necessita e acreditamos que o empenho dos colaboradores e os parceiros que estão acreditando no resgate da festa, poderá dar um resultado positivo.
JS - O que está certo e o que há para definir? Quando assumimos a organização, a proposta fazer da festa um evento que resgatasse a tradição a exemplo do que era antes. O público paraisense estava pedindo mudanças. Então, resolvemos realizar o torneio leiteiro, a feira de produtos agropecuários, a exposição de animais, o leilão de gado, o baile da rainha, o desfile de abertura. Enfim estamos periodicamente definindo os detalhes.
JS - Qual será o diferencial desta 20ª edição da Expar, comparada com outros anos? A diferença desta festa, desde quando começou há 20 anos, é que será empolgante igual foi no início. É bom frisar que a economia era outra e hoje as dificuldades são maiores. Mas se ficarmos pensando em crise, não haverá tempo nem motivo para festa. Portanto digo que a diferença desta Expar é que será um evento em que a organização planeja e deseja a presença do público, que é um dos nossos principais parceiros. É para a população que estamos organizando a festa.
JS - Em termos de exposição, o que a festa vai proporcionar para o público ? Vai proporcionar a identificação natural com a origem deste evento. Devemos dizer que o público encontrará no recinto do parque, um clima de extensivo da sociedade, da família, um local de ponto de encontro entre amigos. O que é melhor com muita diversão. Os tempos financeiros são outros e o quadro parece ser de dificuldade. Mas sempre digo que não devemos dar motivo para a crise se instalar. Podemos afastá-la, atuando com união e alegria, não só durante a festa da Expar, mas em todos os dias acreditando que podemos fazer algo diferente para superação.
JS - Qual o maior desafio da comissão organizadora? É atingir o sucesso que desejamos. Vamos conseguir.
JS - Quanto custa para a organização fazer a festa? Trabalhamos com uma estimativa inicial de R$350 mil reais. Investido para o funcionamento estrutural do parque de exposição. Não estamos contabilizando os shows, que terá custo bancado pela bilheteria. Acontece que fizemos um planejamento pé no chão e a previsão pode ser ultrapassada, sem termos o retorno eqüitativo. Como a festa não é para dar lucro, não desejamos também que dê prejuízo, embora corremos este risco.
JS - Como foi definida a contratação dos artistas para este ano? Tivemos dificuldade em encontrar uma agenda disponível no meio artístico e depois na questão do acerto direto dentro da proposta da organização. Os artistas programados foram definidos pelo estilo , visando agradar as tendências de todas as idades, com gênero forró (Falamansa), Sertanejo (Zezé Di Camargo e Luciano), popular (Vanessa Camargo) e Charles Brow Jr (rock). Também haverá espaço para os artistas da cidade e região. É preciso que se inscrevam junto a comissão organizadora para se apresentarem no dias intermediários.
JS - Que expectativa de público está sendo esperado? 35 mil pessoas durante os dias de shows contratados. Eu até faço uma previsão que podemos ter mais gente do que o estimado.
JS - Em termos de abertura, está previsto o tradicional desfile de cavaleiros e caravanas. E para o encerramento, qual a atração principal? Isto faz parte da tradição, foi mantido e inclusive para o dia 31 acertamos a apresentação da dupla Ruan e Rafael para depois da final do rodeio, que começa na quinta-feira. Haverá também às 18 horas uma apresentação para o público infantil com Yasmim e show pirotécnico no início e no encerramento.
JS - Quem faz parte da comissão organizadora? Não estou trabalhando sozinho. tenho auxiliares e colaboradores e para citar nomes posso esquecer alguém. Mas é bom registrar que a comissão tem o Luiz Alberto Pimenta no setor financeiro, João Laércio e o Zaparolli responsáveis pela exposição de animais, o Sálvio, da Emater, Márcio Couto Rosa do IMA/, no setor de exposição de máquinas e equipamento atuam José Caproni e Zorovando Bícego, o Antônio Carlos Arantes na parte estrutural. Nas sub-comissões, temos Láecio e Edinho Caetano preparando o desfile de abertura, o Luiz Felicio Giacchero e o Lorival de Souza (Banana Roxa) organizando o rodeio. Leilão Lúcio Pimenta. Torneio leiteiro, Emater, Coolapa, Aviação. No baile da Rainha temos representantes do núcleos rurais e também organização da Juliane Froes Melles. Na comunicação, está o Ronaldo Faladaise. Enfim temos muita gente que está acreditando no sucesso da festa e nos garantindo apoio e agradeço a todos e principalmente os que não recorde em citar agora.
JS - Seu convite ao público. Venham participar da festa. Quem nunca pode ir à Barretos poderá ter uma amostragem em Paraíso, mas com uma festa dentro das nossas origem. Vamos respeitar o horário dos shows programados e no máximo de atraso será de meia hora. Se o rodeio atrasar eu foi lá e abro a porteira para começar. Depois do shows, termos mais apresentações no palco alternativo, para o público que quiser continuar no recinto, onde também vai funcionar uma boate. (JAN)