Acissp: modelo de gestão e associativismo para cidade de Rondônia

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 31-08-2003 00:00 | 591
Foto:

A Associação Comercial, Industrial Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso - Acissp, recebeu no dia 22, a visita do presidente da Acirm (Associação Comercial e Industrial de Rolim de Moura) em Rondônia, Silvano Frutuoso da Silva. O empresário veio conhecer na prática como funciona a Acissp e definiu que as atividades trabalhadas em Paraíso são modelo de gestão e associativismo para Rondônia. O empresário foi recebido pelo presidente da Acissp, engenheiro Ailton Rocha de Sillos. 
Silvano diz que tomou informações sobre a Acissp através de um site da Internet, com banco de dados onde listam as associações comerciais de maior destaque do Brasil. De posse destes dados e após alguns contatos, onde ouviu o nome de Ailton Sillos ser citado varias vezes, e de ter tido oportunidade de receber trabalhos publicados da área de engenharia por Sillos, o empresário rondoniense dispôs-se a percorrer mais de 2.500 quilômetros de Rolim de Moura, até Paraíso para melhor conhecer a realidade de nossa associação .
Ao visitante o presidente da Acissp mostrou construção do Centro Empresarial, onde será também a nova instalação da Acissp. O prédio está em fase de conclusão e deixou impressionado Silvano Frutuoso. "Estou completamente maravilhado", comentou o empresário, mostrando interesse em tudo que lhe foi apresentado. Segundo o presidente da Acirm, o município de Rolim de Moura, tem aproximadamente 50 mil habitantes. A economia tem base na produção de calçados e confecções. Em busca de alternativa que possam dinamizar o desenvolvimento ele passou a pesquisar as gestões de sucesso. "O que vi em Paraíso, com certeza mostra um exemplo a ser seguido", observou, entre elogios direcionados a Ailton Sillos e sua equipe que atua na Acissp.
Conforme definiu Ailton Sillos, o encontro foi oportuno para explicar e o visitante entendeu "que uma associação tem que ser forte e que esta força só se consegue através da união coesa dos seus associados, que juntos podem lutar melhor pêlos seus interesses mas também pêlos interesses de uma sociedade melhor e com uma diversidade muito grande de serviços prestados aos seus associados."
Por sua vez Silvano ressaltou como uma característica pessoal o desprendimento de Ailton Sillos, destacando sua grande capacidade como administrador e um profundo conhecedor associativista da região, que busca parcerias e consegue boas oportunidades e desenvolvimento como as que ele viu. "Compreendi melhor o funcionamento de entidades parceiras como CIEE, Jucemg, Sebrae, e gostaria de levar junto com esta excelente impressão chave do sucesso", disse o presidente da Acirm ao presidente da Acissp.
Em resposta, Sillos foi metódico em incentivar o visitante a trabalhar em busca de unificar esforços. "Nós não somos a melhor associação, mas buscamos resultados que possam melhorar nossas condições de estabilidade. Você está no caminho certo procurando conhecer o que funciona e o que é bom. O sucesso vem do trabalho e da união". 
Para Sillos, "o visitante sentiu-se também impressionado com a micro região que a Acissp atende, principalmente nas área de fomento ao empresário de micro e pequenas empresas, como os convênios firmados com o BDMG, BB e CEF e o expressivo volume de recursos alocados da ordem de R$25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais), nos últimos anos", concluiu Sillos.