Esquadrilha da Fumaça, um show aéreo em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 19-10-2003 01:00 | 559
Foto:

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, poderá se apresentar em São Sebastião do Paraíso no próximo dia 15 de novembro. Atração em qualquer parte do mundo, a Esquadrilha representa a operacionalidade técnica da arte de voar, em manobras arrojadas que coroam os pilotos brasileiros e os tornam uma referência não só no território nacional bem como no exterior. 
Para reconhecer a pista do Aeroporto Regional Joaquim Montans, o capitão aviador Luiz Francisco Tolosa, com mais de 4 mil horas de vôo e o primeiro sargento Roberto D"Angelo Lopes, estiveram em São Sebastião do Paraíso, na terça-feira, 14, em visita operacional e de rotina, missão que antecede a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Conforme registro histórico na revista da Instituição, edição de 2003, o zelo pela eficiência e segurança é garantida por militares técnicos que integram a equipe de Graduados da Força Aérea Brasileira.
A Esquadrilha da Fumaça tem sua base da FAB em Pirassununga, Estado de São Paulo, local onde se forma os oficiais da aviação, intendência e infantaria. 
A Esquadrilha, também conhecida como Esquadrão de demonstração Aérea ou "fumaceiros" faz parte de uma história lendária, criada em 14 de maio de 1952, data da primeira exibição oficial. 
Diversos modelos de aeronaves já foram utilizados na formação da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é usado o T-27 Tucano, fabricado pela EMBRAER. Este tipo de aeronave é considerada uma das melhores do mundo para missão de treinamento. Turbinado desenvolve uma velocidade média de 220kt, aproximadamente 400km/h. nas demonstrações que empolgam multidões, são empenhados sete aeronaves, sendo seis em operação e uma de reserva. 
O show tem em média seis manobras básicas e uma exclusiva que é o Tonneau Barril, em formação delta. Outra de grande admiração e muito aplaudida pelo público é formada com as seis aeronaves, realizando uma separação vertical ascendente, desenhando no céu um coração. 
Entretanto, todos emocionam pela técnica, ousadia e coragem e onde quer que se apresente a Esquadrilha da Fumaça, a expectativa é pela presença de multidão. Data e horário (16 horas) foram confirmados pela assessoria administração municipal, que acrescentou ser o show aéreo um empenho da prefeita Marilda Melles e do deputado Carlos Melles, solicitantes da demonstração área a Esquadrão da Fumaça.