Preocupado, e com razão, um morador no bairro João XXIII, em São Sebastião do Paraíso procurou o Jornal do Sudoeste para alertar a Secretaria Municipal de Obras e também a de Segurança Pública e Defesa Civil, sobre construção em andamento, de uma casa residencial, localizada na rua Claudio Herculano Duarte, no referido bairro.
O alerta e preocupação é porquê está sendo edificada uma construção à beira de um precipício, enorme buracão que oferece riscos, podendo ser a casa “engolida” pelo antigo buracão, existente há muitos anos.
Fomos ao local verificar, e constatamos que realmente a construção em andamento está a no máximo cinco metros de distância do buracão. O denunciante afirma que é morador na Vila há dezenas de anos, sempre está atento à evolução do antigo buraco. A cada temporada chuvosa ele vai se estendendo, aumentando de tamanho, disse.
A casa que está sendo construída corre o risco de em futuro bem próximo ser atingida pelo avanço do desmoronamento do barranco, e com isso poderá ocorrer consequências materiais. Há cerca de dez anos esta grande erosão “engoliu” duas casas, e por sorte moradores deixaram suas moradias antes do desabamento. Na época a prefeitura teve que arcar com a indenização, precisou comprar moradias em outros bairros e doar aos atingidos.
A preocupação, denúncia e alerta que chegou ao “JS” através de valioso morador merece atenção por parte das secretarias municipais de Obras, Segurança e Defesa Civil para que inspecionem quanto à regularização, e principalmente segurança do imóvel que está sendo construído. Pede com sabedoria o denunciante.
Outro fato que o atento e precavido cidadão observou é que na bifurcação das ruas Claudio Herculano Duarte com Luiz Sanches Lemos, bem próximo à faixa de domínio da BR 491, há outra construção irregular, em pequena sobra de terreno onde a casa nem sequer tem espaço para quinta, e ainda invadiu a calçada, deixando espaço livre para pedestres que não chega a meio metro. “Prevenção e caldo de galinha não faz mal a ninguém, e quem avisa, amigo é”, diz o preocupado e atento cidadão que gosta de ver Paraíso bem cuidada.
Ele sugere que a prefeitura faça uma abertura de caminho até o ponto mais próximo de outras residências que também estão construídas à beira do grande buraco, autorizando condutores de veículos que fazem transporte de entulhos, caminhões ou charretes, jogarem naquele local somente entulhos e não lixo, para ir pelo menos tampando, e evitar com o passar do tempo, o aumento da grande erosão.
A preocupação do referido cidadão que pediu para seu nome não ser mencionado, é justa e humanitária. Espera-se que providências sejam tomadas pelas secretarias responsáveis para que vidas não sejam ceifadas.