Posse
O prefeito Walker Américo Oliveira e a vice Dilma Aparecida de Oliveira, deram posse na quinta-feira, 30, aos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) que vão atuar até 2020. O órgão foi formado em 2013, e agora teve sua composição alterada com a aprovação em 14 de junho de 2018.
Aumentou
No Conselho, agora serão 20 titulares e 19 suplentes. De composição mista foram incluídas mulheres representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da Guarda Municipal e também passaram a ter representação Corpo de Bombeiros, da Associação de Mulheres do Município, da Secretaria Municipal de Comunicação Social, da Proteção Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Proteção Social Básica.
Ajuda mulher
O conselho atua não apenas na oferta de proteção às mulheres vítimas de violência, mas também na promoção e garantia de direitos das mulheres do município, fazendo com que elas tenham saúde, educação e assistência nas demais áreas. Uma das principais atividades do Conselho da Muher está voltada para o apoio àquelas que são vítimas de qualquer tipo de violência ou assédio. Quem necessitar de orientação e apoio pode entrar em contato na Associação Ajuda Mulher por meio dos telefone (35) 9 9945-1434, por mensagem de whatsapp pelo contato (35) 9 8417-7311, ou ainda pela página no Facebook AjudaMulherSsp e no e-mail ajudamulherssp@gmail. com.
População
A estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta semana aponta que em São Sebastião do Paraíso houve redução nos níveis populacionais. Até o ano passado éramos 70.533 e agora o numero caiu para apenas 70.450, ou seja, menos 83 pessoas. Na região outras cidades também registraram queda como é o caso de São Tomas de Aquino que ficou com pouco mais de 7 mil habitantes.
Comparação
A título de comparação a quantidade de eleitores de São Sebastião do Paraíso aptos a votar na próxima eleição em outubro teve crescimento de 2,55%. Só de votantes são 50.334 eleitores que deverão comparecer as urnas. A considerar que somente na Rede Municipal de Ensino são cerca de 5.500 alunos. Se considerar a quantidade de moradores que residem e não votam, somado os alunos das redes estadual e particular na faixa de 9 a 16 anos, é possível verificar e comparar os números. Estimativa não quer dizer contagem e mesmo assim quando é feito censo muitos reclamam não terem sido entrevistados.
Alegações
Por mais que se explique, com tantos argumentos ou alegações que se use é difícil convencer grande parte da população paraisense de que no município existam pouco mais de 70 mil habitantes. Há pelo menos uma década este número não cresce nas pesquisas populacionais, muito embora a olhos vistos a cidade tenha quase que dobrado de tamanho. Entende-se então que antes havia uma grande concentração de moradores nas casas e bairros antes existentes. Os novos loteamentos, bairros e construções serviu então apenas para desconcentrar. E agora, mais essa, em vez de aumentar, segundo o IBGE, a população diminuiu. Durmam com um barulho destes.
Urnas
São Sebastião do Paraíso já recebeu as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro próximo. Somente em Paraíso serão utilizados mais de 150 equipamentos, considerando que no município existem 151 seções, é uma para cada. Também fazem parte da 260ª Zona Eleitoral, São Tomás de Aquino, Jacuí e Itamogi que também terão seus dispositivos disponibilizados a partir de Paraíso. Dentro de no máximo 15 dias os aparelhos serão testados. Há também um volume de reservas para eventuais substituições, caso alguma urna apresente algum defeito de mau funcionamento em que seja necessária a troca.
Horário político
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos que concorrem às eleições de outubro começou ontem, sexta-feira, 31. No primeiro turno, a propaganda vai até 4 de outubro. Segundas, quartas e sextas-feiras foram reservadas para as propagandas dos candidatos a senador (7 minutos diários), deputado estadual ou distrital (9 minutos diários) e governador (9 minutos diários).
Continuando
Terças, quintas e sábados será a vez das propagandas destinadas aos candidatos a presidente (12 minutos e 30 segundos) e a deputado federal (12 minutos e 30 segundos). Além disso, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários serão reservados para a propaganda gratuita na forma de inserções de 30 e 60 segundos, a critério do partido político ou coligação, das 5h à meia-noite.
Consciência Negra
Recentemente a Associação Comercial e Industrial de São Sebastião do Paraíso (Acissp) enviou ofício à Câmara Municipal, no qual solicita atenção sobre projeto que está naquela Casa no tocante ao feriado municipal de 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra. A Acissp no ano passado apresentou sugestão que referida data seja ponto facultativo, e que o comércio não tenha obrigatoriamente que ficar de portas fechadas.
15 Dias
O presidente da Câmara, Marcelo Morais diz que sete dos 10 vereadores são favoráveis ao fim do feriado. Prometeu que será protocolado ofício na Comissão de Finanças, Justiça e Legislação daquela Casa, requerendo seja emitido parecer sobre o projeto que analisa solicitação da Acissp. É assunto muito simples para ser resolvido para ficar muito tempo sem um debate, diz o Marcelo.