Cultura é dignidade, respeito, desenvolvimento, paz social. A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de São Sebastião do Paraíso – ACISSP – comemorou gloriosamente 60 anos de sua fundação.
Fundada em 3 de agosto de 1958 com 190 associados, atualmente com mais de duas mil empresas participantes. Foram anos de conquistas e vitórias, devido aos trabalhos valorosos de presidentes e equipes altamente especializadas.
O engenheiro Dr. Ailton Rocha de Sillos há 20 anos dirige a Acissp, admirado e respeitado pelos associados e por todos que conhecem seu grandioso trabalho.
O presidente teve um sonho, construir um teatro para a Acissp e seu sonho foi realizado nas comemorações dos 60 anos de fundação. No dia 21 de agosto foi inaugurado um teatro lindo, moderno, elegante, com 300 poltronas.
A cultura paraisense foi homenageada através da Academia Paraisense de Cultura e a Oficina de Teatro “Sebastião Furlan” que apresentou a peça “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, aplaudida com entusiasmo e os atores parabenizados.
Na noite de 24 de agosto no Teatro da Acissp com o tema “Cultura e Tradição” o acadêmico escritor e poeta Dr. Ailton Rocha de Sillos homenageou a Academia Paraisense de Cultura.
A solenidade foi iniciada pelo presidente da Acissp e seu assessor James Warley Pereira Ribeiro que apresentou um sugestivo vídeo sobre as atividades da Acissp.
O presidente da Academia Paraisense de Cultura, Reynaldo Formaggio Filho fez seu pronunciamento. “É uma grande honra participar da programação oficial de inauguração do Teatro Acissp”. O hino da Academia foi cantyado pelos acadêmicos que usavam beca azul com frisos dourados.
A acadêmica Pascoalina de Souza (Linah Biasi) falou sobre a Comenda Cultural. “Desde 2017 a APC concede a Comenda do Mérito Cultural Dr. Olavo Borges. Feliz idealizador desta belíssima casa que nos acolhe, Ailton Rocha de Sillos é nosso grande homenageado deste ano de 2018”.
“Alguns preenchem livros com inspiradas poesias, outros embelezam nossos olhos com belas pinturas, tantos aquecem nossos corações com melodiosas canções. Nosso homenageado é um grande incentivador de todos. Idealizou e concretizou este belíssimo teatro que hoje é entregue à população de São Sebastião do Paraíso”.
A acadêmica Leila Yunes leu a biografia de Dr. Ailton Rocha de Sillos.
“O espírito associativista e de cidadão prestante, como gosta de ser chamado o engenheiro Ailton, propiciou grandes conquistas para a Acissp, entre elas: fundador de uma Escola Técnica de Formação Gerencial no município que com o apoio do Sebrae Minas formou mais de 500 jovens empreendedores. Idealizou e fundou a Paraisocred, cooperativa de crédito que hoje, pelo seu dinamismo e administração se expandiu para outros municípios. Idealizou e fundou a Filarmônica Infanto-Juvenil Acissp, entidade que abriga até 60 crianças na formação cidadã e musical. Articulação e direção do Centro de Atividades do Trabalhador “Donato Piccirillo”, antigo SESI, propiciando ações de cultura e lazer para os associados.
O acadêmico Abaetê Ary Graziano Machado ao lado do presidente da APC, Reynaldo Formaggio Filho concedeu a Comenda ao presidente da Acissp. “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”. Faço das palavras de Bertold Brecht, as minhas palavras. Para a APC é uma honra passar às suas mãos, tão distinta honraria, disse o presidente Reynaldo.
Estavam presentes, emocionados, a esposa de Dr. Ailton Rocha de Sillos, Sra. Elza dos Reis Sillos e os filhos, Marco Aurélio dos Reis Sillos e José Eduardo dos Reis Sillos.
Nossa cidade sempre recebeu com respeito e amizade os imigrantes de todas as nacionalidades que para aqui vieram e encontraram o seu paraíso. A APC homenageou todos eles, representados pelo italiano -paraisense Alfredo Albieri, com a entrega de certificado.
“A Academia Paraisense de Cultura em reconhecimento pela coragem em enfrentar novas terras, pelas horas de trabalho suado, pelo conhecimento que nos foi passado, por ter escolhido o nosso país como local de sua nova morada, confere o presente certificado de gratidão a Alfredo Albieri”.
A parte artística teve o requinte, beleza, e o encantamento de momentos majestosos com a apresentações do Terno de Congo Filhas de Paraíso, André Cruvinel, Alexandre Cavallero e Meire Rose, Balé Flávia Junqueira, Jucélia Uzai, Zilmah Monteiro e Espaço Ayuni, Denise Gonzaga, Alunos da Academia Shaolin do Norte dirigidos por Márcio Zaqueu, Larissa Oliveira, Arthur Henrique Cardoso, Nelson Duarte, Guelfo Colombo, Miriam Lauria, Walterce Grilo, Edyna Maldi, e Zilmah Monteiro, Paraíso em Seresta e Balé Flávia Junqueira.
Os 60 anos da Aciss foram comemorados lindamente como sol de nossa terra.