UFLA

Ministro visita Paraíso neste sábado onde assina liberação de recursos para UFLA

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 29-09-2018 08:59 | 9507
O ministro de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva
O ministro de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva Foto: Reprodução

O ministro de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, confirmou que estará em São Sebastião do Paraíso neste sábado (29/9), onde irá assinar a liberação de recursos na ordem de R$ 36 milhões para implantação do câmpus da Universidade Federal de Lavras (Ufla) no município. Também está previsto a assinatura pelo prefeito Walker Américo Oliveira de convênio com a Ufla, pelo qual o município fará cessão de espaço onde os cursos da Universidade devem funcionar até que sejam finalizadas as obras da UFLA, no Jardim Mediterranèe. O evento acontece no plenário da Câmara Municipal, às 17h30.
“É um ato de liberação dos recursos para a construção dos prédios onde funcionará o câmpus da Universidade. Durante a semana devem ser lançadas as licitações no Compras Net e, até onde eu sei de conversas com o reitor da Ufla, José Roberto Soares Scolforo, as licitações já estão preparadas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo.
Ulisses destaca ser mais um passo importante e que dá sequência ao trabalho e empenho de forças políticas do município para a implantação da Ufla em Paraíso, e o município está preparado para receber a universidade.
O secretário preconiza que a Universidade mudará a realidade da cidade e também da região. “Quando estiver concluída, serão 1020 alunos para os cursos que serão disponibilizados. Mas é claro que esta é uma primeira fase e a intenção é poder trazer outros cursos para o município”, acrescenta Ulisses. Ainda, de acordo com o secretário, também deve ser assinado em mesma cerimônia, convênio com a Ufla para implantação dos cursos onde hoje funciona a creche “Campos do Amaral II”, no Anexo I, até que as obras sejam finalizadas.

UFLA
Meados de agosto deste ano, o reitor da Ufla, José Roberto Soares Scolforo, fez uso da tribuna da Câmara de São Sebastião do Paraíso onde apresentou o projeto das futuras instalações do câmpus no município. Na visita, esclareceu dúvidas e tranquilizou sobre qualquer possibilidade do projeto não dar certo, ao afirmar que “a Ufla em Paraíso não é mais projeto, é realidade”.
Uma semana antes, Scolfo-ro visitou a área de 150 mil m² que pertencia ao Sesc e foi avaliada em R$ 26 milhões onde, em entrevista concedida ao Jornal do Sudoeste, disse que a Universidade era uma das poucas que vinham mantendo seu ritmo de crescimento e descartou qualquer possibilidade do projeto dar errado.
À reportagem, o reitor também comentou que é verdade que vem faltando dinheiro para as universidades, mas que a UFLA vinha mantendo o ritmo de crescimento, aumentando o número de bolsas, não aumentando o valor da alimentação dos estudantes, não demitindo funcionários terceirizados e continuando com as construções de obras.
“Eu ando com projetos debaixo do braço e não fico preso ao orçamento que o Ministério da Educação me dá, eu corro atrás de emendas de bancadas, vou a todos os ministérios e sou persistente e estou o tempo todo insistindo e ganho muito não, mas num dado momento consigo vencer barreiras. Somos uma das raras universidades que está verdadeiramente crescendo”, declarou.

O INÍCIO
A proposta inicial da Ufla é a implantação de quatro cursos: engenharia de softwares, engenharia de produção, engenharia industrial, além de um bacharelado interdisciplinar de três anos. O reitor da Ufla garantiu que o processo seletivo para as vagas que serão ofertadas pela universidade em Paraíso aconteceria entre o final deste ano e início de 2019.
Os cursos devem começar na área cedida pela prefeitura por meio de convênio, já que, segundo Scolforo, não seria preciso esperar 2 anos e meio para começar as aulas. A intenção da reitoria é adequar alguns laboratórios e, durante este tempo, à medida que o campus vai ficando pronto, comece pouco a pouco a realocação destas turmas.