Está chegando à fase final o levantamento do número mensal de óbitos e expectativa de vida, efetuada pelo “JS” relativo a São Sebastião do Paraíso, que iniciou-se em novembro de 2017. Com os dados relativos a setembro chega-se ao décimo primeiro mês.
No antipenúltimo levantamento, em agosto, foram sepultadas 60 pessoas no Cemitério da Saudade, e a expectativa de vida no município paraisense foi de 69,11 anos.
Em setembro foram sepultadas 41, e a pessoa mais velha, do sexo masculino estava com 95 anos, a mais nova com oito meses, e houve também um natimorto, e uma criança com três anos. Foram sepultadas 25 pessoas do sexo masculino, o que influenciou na expectativa de vida, e a média de idade foi de 64,4 anos.
Também em setembro foram sepultadas 16 pessoas do sexo feminino, a mais idosa com 85 anos, a mais nova com 37, e a expectativa de vida (feminino) foi de 76 anos.
Somando-se as idades de todas as pessoas sepultadas no mês de setembro em São Sebastião do Paraíso, e sendo dividido por 41 (número de óbitos) chega-se à média de idade 67,1 anos. Desse cálculo sendo excluídas as duas crianças (natimorto e oito meses) a média sobe para 70,05 anos.
Em setembro foram 41 sepultamentos a menos, comparando-se com agosto no Cemitério da Saudade.