CURTAS EDIÇÕES 2245

CURTAS

Por: Redação | Categoria: Cidades | 13-10-2018 10:14 | 855
Foto: Reprodução

Trunfo
A vice-prefeita de Paraíso, Dilma Oliveira tem em mãos o trunfo político de ter apoiado os deputados Emidinho Madeira e Noraldino Júnior que foram eleitos respectivamente para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Pode significar apoio às suas pretensões futuras numa eleição municipal. São conjecturas, mas como dizia o ex-governador Magalhães Pinto, “política é como nuvem, você olha ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou”.

Encaminhada
Quem saiu fortalecida das urnas, mesmo não tendo sido eleita foi Vânia Mumic, do Avante. Ela, que teve uma votação expressiva e tem sido mencionada como candidata natural para o pleito municipal, a vereadora. No entanto, a situação costuma ser outra, pois principalmente para a Câmara via de regra há grande número de candidatos e uma pulverização nos votos. Mas, sem dúvida os mais de cinco mil votos obtidos por Vânia é algo a ser considerado.

Vertentes
E nesse novo panorama político que se vem sendo instalado no país, e seus reflexos nos municípios, há de se considerar outras vertentes. Em Paraíso o PSL, do presidenciável Jair Bosonaro ganhou nova força e tem seu diretório presidido pelo empresário Dárcio Cantieri Junior, ladeado por novas lideranças. E não é segredo que nesse grupo existe a intenção de se disputar a Prefeitura e a composição da Câmara Municipal.

No detalhe
Para quem gosta de acompanhar detalhadamente os números das eleições, o site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais divulgou o resultado final e oficial das eleições do primeiro turno no Estado. É possível verificar as votações por município, por zona eleitoral e até mesmo por seção. Algumas pessoas costumam analisar com atenção como é o comportamento do eleitorado. E ainda mais neste pleito em que o eleitor demonstrou sua insatisfação com o modelo político existente é interessante avaliar os resultados das urnas.

Crise
A Prefeitura de Paraíso novamente assinala a vivência de uma crise financeira sem fim e que novamente coloca funcionários no olho do furacão. Nesta semana foi anunciado o atraso no pagamento da primeira chamada, justamente por falta de recursos. Além do governo do Estado não repassar os valores devidos, a justiça ainda bloqueou mais de R$800 mil oriundo do Fundo de Participação do Município repassado pela União. A tendência nestes próximos meses é a situação se agravar, pois, se depender de recursos do governador Fernando Pimentel, derrotado nas urnas no primeiro turno a situação dos municípios será crítica.

Precatórios
O bloqueio de mais de R$ 800 mil conforme alegado, se refere a ações movidas por credores que tinham valores a ser recebidos em administrações anteriores, e ingressaram judicialmente. Foi a conta dos “cobres” caírem na conta do município, leia-se Prefeitura, de imediato foram bloqueados para atender precatórios. A Procuradoria do Município tomou providências na tentativa de reverter a situação.

Eleito
Em tempos de eleições, Rildo Domingos foi eleito para assumir o comando do Sindicato dos Servdiores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e do Sudoeste Mineiro. Junto com ele mais da metade da diretoria da entidade foi renovada, mas vários aliados, como a atual presidente Rejane Tenório Araújo Santos, de quem foi fiel escudeiro, continuará a seu lado. O novo mandato começa em novembro e irá até 2022. De tom conciliador e moderado, o sindicalista anuncia a chegada e a continuidade dos novos tempos na administração da entidade.

Organizada
Organizadores da festa da Congada, anunciam que a festa está sendo preparada. Nesta semana integrantes da Afessp (Assciação Folclórica das Escolas de Samba de São Sebastião do Paraíso) e a comissão organizadora da Congada, juntamente com representantes dos ternos de Congo e Moçambique se reuniram. No encontro foi tratado sobre a festa de fim de ano. Foi definida a ordem dos desfiles tanto no dia do levantamento das bandeiras dia 8 de dezembro, como dos desfiles que acontecerão de 26 a 30 de dezembro.