MUNICIPALIZAÇÃO

Municipalização do trânsito em Paraíso poderá entrar na pauta do Cetran hoje

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 18-10-2018 10:07 | 2520
Paraíso vem se preparando há vários anos para o processo de municipalização do trânsito
Paraíso vem se preparando há vários anos para o processo de municipalização do trânsito Foto: Roberto Nogueira

A municipalização do trânsito de São Sebastião do Paraíso poderá ser aprovada nesta quinta-feira (18/10), em Belo Horizonte. Amanhã será realizada a reunião mensal do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran) e o processo envolvendo o pedido do município deverá entrar em pauta. “Estamos confiantes de que haverá esta apreciação uma vez que atendemos todos os pedidos de documentação que nos foi solicitado. Será um marco importante para darmos o passo definitivo neste sentido”, comenta o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil, Miguel Félix de Souza.

De acordo com o secretário nos últimos oito anos Paraíso vêm se preparando para este momento. “É um processo que exige bastante preparação em todos os sentidos, desde a parte burocrática, o treinamento e capacitação dos agentes e a parte de logística operacional”, relata. A Prefeitura, através da Guarda Municipal e da Secretaria de Trânsito e Transportes conseguiu ao longo do tempo cumprir as exigências da legislação e está agora a um passo da autorização definitiva para assumir este setor.

Conforme Miguel Félix nas últimas semanas foram encaminhados a Belo Horizonte o restante da documentação solicitada ao município. “Preparamos toda a papelada, o prefeito assinou e remetemos aos órgãos competentes. A expectativa agora é de que o processo entre na pauta da reunião desta quinta-feira e que seja aprovado juntamente com as solicitações de outros municípios”, explica. Caso não entre na pauta de amanhã, certamente o pedido será analisado na reunião mensal de novembro do conselho.

Em sendo aprovado definitivamente haverá a municipalização do trânsito de São Sebastião do Paraíso. “Estamos com tudo preparado. Fizemos a qualificação dos agentes, faremos a quantificação e vamos verificar a metodologia que será aplicada, teremos pouco tempo de preparação final para que possamos operar de forma definitiva em 2019”, avalia o secretário. Ele ressalta que esta conquista tem o apoio do prefeito Walker Américo. “Temos tido todo apoio e respaldo necessário para concretizarmos as nossas ações, principalmente, porque envolve questões políticas e destaco que foi fundamental a cobertura a nós oferecida”, acrescenta.

Miguel explica que quando do ingresso na Guarda Municipal já existe uma preparação através do curso de formação para as pessoas que vão atuar no setor. “Posteriormente é necessária a realização de treinamento e aulas específicas para a formação do agente de trânsito, com reciclagem e atualização das normas e legislação em vigor, além de uma série de outras medidas, de acordo com a realidade de agora”, completa.

O secretário informa também que a empresa Prodemge foi a vencedora do processo de licitação e será quem irá gerenciar o processamento de dados. “Estamos agora em fase de levantamento funcional, aquisição de equipamentos como radares móveis, lombadas eletrônicas e palmtop entre outros acessórios que serão utilizados na municipalização”, descreve. A proposta é prestar um serviço de qualidade e com segurança, sem dar margens para questionamentos. Miguel diz ser necessário estar equipado para garantir que o serviço seja realizado com eficiência.

Desde setembro que a Guarda Municipal já vem realizando ações de educação no trânsito da cidade. “Participamos da Semana Nacional do Trânsito e teremos várias outras campanhas educativas. O primeiro passo é a prevenção. Trabalhamos com um tripé, que envolve também a parte de engenharia e sinalização e por último a fiscalização”, completa o secretário.