ATLETA

Seo Valdete Lourenço, um atleta além de seu tempo

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 20-10-2018 18:06 | 688
Ele disse que iniciou no atletismo há três anos e tem disputado  várias competições
Ele disse que iniciou no atletismo há três anos e tem disputado várias competições Foto: Reprodução

Ele pode ter iniciado a carreira um pouco tardiamente, mas desde que começou a participar das provas e competições na cidade e região, seo Valdete Lourenço Barbosa tornou-se um atleta vitorioso. As conquistas estão em cada prova completada e a maioria delas com direito a pódio, troféus e medalhas.  "Iniciei como corredor de rua há uns três anos e não parei mais, tem sido importante e estou em busca de apoio para poder continuar disputando mais corridas", conta.

Quando começou a correr não teve dificuldades em enfrentar os percursos de curta distância e depois gradativamente foi ampliando as distâncias. "No início comecei correndo um quilômetro, depois dois e agora já estou fazendo provas mais longas de sete, 12 quilômetros e até distâncias maiores", avalia. Seo Valdete diz que o segredo é estar bem mentalmente, fisicamente e ter boa preparação e disposição.

Vida de atleta não e fácil ele conta e a grande dificuldade não é a idade e nem a saúde. "O desafio é a busca de patrocínio, porque o atleta profissional ganha para correr e nós amadores muitas vezes pagamos para participar das competições", relata. A última prova em que participou foi a Corrida de Nossa Senhora Aparecida, realizada em Passos, no dia 12 de outubro. "Mais uma vez cheguei entre os primeiros na minha categoria", comemora.

E esta não foi a primeira vez em que saiu vitorioso desta prova. Ano passado ele já tinha conquistado a façanha. "Lembro que havia uma senhora que me cobrou um atestado médico, porque naquela vez eu havia passado mal após completar o percurso. Desta vez levei os exames médicos confirmando que estou bem, mas ela não apareceu para me cobrar", ironiza. Em tom de brincadeira diz que até o cardiologista o parabenizou.

Aos 68 anos seo Valdete compete na categoria acima dos 65 anos. "Já ganhei três vezes, fui duas vezes vice-campeão e fiquei classificado em terceiro lugar. Sempre tive boas colocações", comenta.

Neste ano ele participou da Corrida do Trabalhador, Corrida de São Pedro, Corrida de São João e da Guardinha, em São Sebastião do Paraíso. Ele também esteve na Corrida da Independência, em Alpinópolis; além de ter competido na Corrida de Nossa Senhora Aparecida, em Passos, em 2017 e 2018.

Apesar dos bons resultados o atleta tem enfrentado dificuldades para participar das corridas pela região. "Infelizmente é preciso ter o apoio para as despesas com inscrição, com um lanche e as viagens, por isso que gostaria de fazer um apelo para que se alguma empresa ou empresário puder me patrocinar, toda ajuda será bem vinda", solicita. Contatos para esta finalidade podem ser feito através do telefone 988437855 ou através do número 3531-2807.

Na ultima competição que participou em Passos a presença dele na prova somente foi possível devido a colaboração de alguns apoiadores. Entre eles estão Supermercado Dadá, Ailton Rocha de Sillos, Associação Comercial, Industrial de São Sebastião do Paraíso (Acissp), Tomás Salviano Martins, Guarda Municipal e Dalvo da Silva. "Quero continuar competindo, correndo e participando das provas e quem sabe me tornar conhecido pelo Brasil e no mundo inteiro através das redes sociais", anuncia.

Valdete diz que o segredo de ir bem nas corridas é a boa preparação e disposição