Os alunos, Aline Eduarda dos Santos Silva, Thales Aparecido Soares Rodrigo e o professor e orientador Leandro Morais da conceituada Escola Estadual Dr. Tancredo de Almeida Neves de São Tomás de Aquino com muito orgulho trouxeram para o universo da Educação aquinense o título de vice-campeões na Jornada Nacional de Foguetes no Rio de Janeiro. Segundo o professor Leandro Morais já é uma tradição da Escola Estadual Dr. Tancredo a participação em vários eventos nacionais, lembrando sua viagem ao Centro Europeu para Pesquisa Nuclear - CERN, Suíça, em 2017. Salientou que, a escola é polo do programa federal OBMEP na Escola. Há dois anos participa da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras OIMSF, da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas OBFEP entre outras.
A nova conquista aconteceu na Mostra Brasileira de Foguetes - MOBFOG, onde um dos grupos participantes conseguiu lançar o foguete, feito de garrafa pet, a 157 metros, sendo assim classificado para a etapa nacional na cidade de Barra do Piraí - Rio de Janeiro. A Escola Estadual, infelizmente não teve apoio do Estado de Minas Gerais, e o professor Leandro Moraes teve a ideia de montar uma vaquinha virtual que foi amplamente divulgada graças ao perfil da escola no Facebook e também no site da escola. (www.eetan.com.br). Desta vaquinha resultaram 68 doações do comércio da cidade, Prefeitura e Câmara Municipal, e de pessoas que se solidarizaram com a causa. Por essa ajuda alunos e professor puderam participar da etapa nacional, no Rio de Janeiro, no início de novembro.
Leandro explica que foi uma semana importante para o conhecimento da realidade de várias escolas do Brasil. Os alunos aquinenses mostraram de onde estavam vindo, a cidade a escola. Participaram de diversas atividades relacionadas à Astronáutica e Astronomia. "Tive a oportunidade de conhecer outros projetos voltados para a área da Física, principalmente de Astronomia e Astronáutica". Disse o professor, que foi incentivado a trazer vários projetos para São Tomás.
Com o lançamento do foguete, os alunos "Tancredia-nos" conseguiram a classificação com vice-campeões mostrando que todo o esforço e perseverança valeram a pena. Levaram o nome da Escola Dr. Tancredo, de São Tomás de Aquino, da região, para um evento nacional.
Através desta importante conquista, o professor Leandro junto com a Escola Dr. Tancredo, pretendem dar continuidade a projetos e ações como essa na contínua caminhada para uma escola de excelência, boas práticas pedagógicas que visem dar bons exemplos para os jovens alunos, pois é muito importante lutar por um sonho.