PARAISENSE

Dr. José de Souza Soares um ilustre paraisense

Por: Redação | Categoria: Cidades | 17-11-2018 12:13 | 7690
Dr. José de Souza Soares
Dr. José de Souza Soares Foto: Reprodução

Foto do Dr. José de Souza Soares, cuja memória é merecedora de colocá-la bem no alto da galeria dos homens ilustres que Paraíso produziu.

Foi ele de uma inteligência ímpar. Na década de 20, cursou a monumental Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, onde se destacou como prodigioso aluno.

Formado em 1909, exerceu a advocacia com grande brilho e foi um tribuno de alto valor. Tanto que dentre os universitários foi o escolhido para fazer a saudação a um ilustre visitante, o físico norte-americano de origem italiana, Enrico Fermi.

Dr. Soares, em Paraíso, era possuidor da maior biblioteca particular da cidade, com obras variadíssimas. Com isto, ele se tornou escritor, cuja obra principal se intitula São Sebastião do Paraíso e Sua História, que até hoje é consultada.

Quando cursei o antigo ginasial, no Ginásio Paraisense, ele era o Inspetor Escolar, e também da Escola Normal Paula Frassinetti.

Fui colega de classe de seu neto, também inteligente, Dr. Wagner Corbane, engenheiro civil, que foi para Bauru, onde se casou, e posteriormente veio residir com seu pai Dermeval Corbane e esposa, aqui em Ribeirão Preto, até seu falecimento.

Dr. Soares dedicou-se também à sua fazenda cafeeira, localizada em Ipomeia.

Ficam aqui estes registros como frutos das lembranças do paraisense Fernando de Carvalho Lisboa, com 86 anos de idade, residente em Ribeirão Preto.

Escrito em novembro de 2018.”