CURTAS EDIÇÃO 2256

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 21-11-2018 09:47 | 678
Foto: Reprodução

Conversas
Ainda analisando os reflexos das últimas eleições em outubro e já fazendo alguns prognósticos sobre a política futura da cidade, o deputado federal Carlos Melles reuniu-se na manhã da última segunda-feira,17, com os vereadores Jerônimo Aparecido da Silva e José Luiz “´Erika” das Graças , do Democratas; e Sérgio Aparecido Gomes (Serginho). Segundo o parlamentar, a política passou, mas as necessidades e os desafios de São Sebastião do Paraíso continuam, por isso é preciso continuar trabalhando muito para servir as pessoas, especialmente as que mais precisam. 

Licitações
O processo de licitação para as construções dos edifícios e galpões do Câmpus Paraíso da Universidade Federal de Lavras – UFLA seguem a todo vapor. O prédio, de três pavimentos e quase 100 metros de comprimento, está orçado em 15 milhões de reais. Já aconteceram licitações para construção do pavilhão de aulas, laboratórios, incubadoras, e agora este edifício de engenharias. Nos próximos dias acontecerão licitações para construção da biblioteca, quadras esportivas e anfiteatro. 

Em andamentoA primeira licitação, ocorrida no dia 30 de outubro, foi para a construção do pavilhão de aulas, e a vencedora foi uma construtora de Belo Horizonte, que venceu a concorrência com um orçamento de quase 6 milhões de reais. Também seguem em andamento os processos e definições licitatórios para o segundo prédio do Câmpus Paraíso e já ocorreu sessão pública para os galpões de Laboratórios, da Incubadora e do prédio das Engenharias.

Crédito
O deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) tem participado de reuniões com demais parlamentares, lideranças como prefeitos e vereadores e esteve no Tribunal de Contas de Minas Gerais, quandofoi entregue ao presidente do Tribunal, Carlos Terrão um documento que pede a revisão da súmula 109 à Lei Complementar nº161/2008. A intenção é possibilitar as prefeituras possam realizar transações financeiras por meio das Cooperativas de Crédito. Atualmente, a Súmula proíbe esta prática. É sabido que estas empresas oferecem melhores taxas o que pode resultar em economia aos municípios principalmente nesta hora de dificuldades financeiras.

Projeto
O deputado estadual Cássio Soares (PSD) está anunciando a chegada em Delfinópolis os equipamentos que serão utilizados no serviço de sondagem para a elaboração do projeto básico da tão sonhada ponte que liga os municípios de Cássia e Delfinópolis. E bom que se diga e frise é para elaboração do projeto e ainda não é a construção da ponte. Em Paraíso aconteceu algo semelhante quando do anuncio da elaboração do projeto, para pavimentação da estrada da Guardinha. Projeto é uma coisa, construção e outra. Há quem não entenda ou que se faz de desentendido.

Andanças
O deputado estadual Emidinho Madeira, agora eleito federal, continua com suas andanças pela região. Dias destes estava em Itamogi onde participou da 7ª Cavalgada da Solidariedade, em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos. Além da cavalgada, teve bingo, leilão de animais, show e muita diversão para a criançada. Além disso ele tem marcado presença nas festas da queima do alho e até de noivado.

Ajuda Mulher
A vice-prefeita de Paraíso, Dilma de Oliveira está empenhada em mais um evento em prol da Associação Ajuda Mulher. Desta vez trata-se de um brechó que acontece nesta quarta dia 21 e quinta,  22 de novembro, uma iniciativa que visa arrecadar fundos para a entidade. No local é possível encontrar produtos a partir de R$ 1,00 e belos presente para o Natal. Há também roupas, sapatos, acessórios e peças em artesanato. Ainda hoje dá tempo de comparecer ao Clube Paraisense, na Rua Pimenta de Pádua 1277, de 9 às 18 horas.

Justificando
Até a primeira quinzena de novembro, 32.812 eleitores mineiros que não votaram nas Eleições 2018 apresentaram justificativa pelo sistema Justifica Web. O sistema facilita para o eleitor, que não precisa ir a um cartório ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral para apresentar justificativa. Apesar disso, quase 100 mil pedidos de justificativa foram feitos presencialmente no mesmo período, lotando cartórios e gerando filas em alguns locais. Com relação às justificativas feitas presencialmente em cartórios ou postos de atendimento da Justiça Eleitoral, até o dia 19 de novembro haviam sido recebidas 78.029 em relação ao primeiro tuno e 39.926 em relação ao segundo.

Protestos
Na manhã de ontem, aproximadamente 40 prefeitos mineiros participaram de manifestação em frente à Assembleia Legislativa, em Beagá, protestando contra a falta de repasses por parte do Governo do Estado. Prefeitos montaram barracas e prometeram ficar por lá, até que tenham uma solução para o caso.

Na região
Como falta de reagir ao desmando e falta de responsabilidade do ainda governador Fernando Pimentel, a exemplo do que ocorre em Belo Horizonte, para esta quinta-feira, dia 22, está previsto ato na região reunindo prefeitos de um grande número de municípios.  O protesto será em Passos. Prefeituras estarão fechadas e segundo informações funcionarão apenas serviços básicos. Servidores não serão dispensados, mas farão apenas trabalhos internamente. Segundo consta, a dívida do estado para com as prefeituras chega a R$ 10 bilhões. E Pimentel queria continuar desgovernando Minas.

Demorou
O cerco, diga-se de passagem, tardiamente, vem se fechando sobre Pimentel que inchou estatais com seus apaniguados, em detrimento aos municípios que não tem dinheiro para a saúde e para quitar salários de funcionários. Segunda-feira, dia 19 a Associação Mineira de Municípios (AMM) pediu intervenção federal em Minas Gerais por falta de repasses de recursos. O presidente da entidade, Julvan Lacerda entregou requerimento neste sentido ao presidente Michel Temer durante o “Encontro dos municípios com o presidente da República”. Demorou.