SÃO TOMÁS DE AQUINO

Gravidez na Adolescência

CANTINHO da REDAÇÃO
Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 01-12-2018 10:39 | 911
Foto: Reprodução

A gravidez precoce na adolescência é um grande conflito para os jovens e suas famílias, tenha ela ou não recursos financeiros.

Após a descoberta, alguns casais são obrigados a uma união pouco duradoura. Até mesmo a entrega da criança para adoção se torna uma saída. Muitas adolescentes procuram procedimentos de risco. Pelo fato de abortos serem ilegais no Brasil, são feitos em locais não higienizados, com a utilização de materiais não esterilizados. Assim, provocando uma grande probabilidade de infecções, causando problemas de saúde na paciente, e até mesmo a morte.

A gravidez na adolescência geralmente ocorre na faixa entre os 12 a 17 anos. Além de provocar problemas emocionais, também gera problemas financeiros às famílias mais humildes. Muitas adolescentes abandonam os estudos, pela falta de tempo e pelo cansaço consequentemente gerado pela criança.

Na maioria das vezes, o parceiro também responsável pelo ato, abandona a mãe por não querer assumir tamanha responsabilidade. Assim, ela se vê criando seu filho sozinha. Por isso, é muito importante o apoio absoluto da família e amigos.

É necessário que as escolas transmitam conhecimentos mais amplos sobre a responsabilidade das relações sexuais e sobre o uso de métodos anticonceptivos, para não só evitar a gravidez, mas também as DSTs.

Os pais devem conscientizar seus filhos, mesmo que para muitos, falar sobre este assunto seja desagradável e desconfortante. É preciso instruir os jovens o quanto antes, para que o índice de relações sexuais desprotegidas sejam reduzidas.

 

Aluna : Letícia  de Souza

Guiraldelli   2º ano B

Escola Estadual Dr. Tancredo  de Almeida Neves - Profª Bárbara Labibe Nazar Cerizza