CURTAS EDIÇÃO 2259

CURTAS

Por: Redação | Categoria: Cidades | 01-12-2018 10:43 | 756
Foto: Reprodução

Reforma Tributária
Antes de ser eleito diretor de Administração e Finanças do Sebrae em nível nacional, o deputado federal Carlos Melles que possui forte influência na defesa da micro e pequena empresa e na simplificação de impostos, voltou a defender durante a semana agilidade na aprovação da Reforma Tributária. Ele diz que a reforma é urgente, todos querem simplificação tributária, porque ela é boa para toda a sociedade. Ele acredita que o texto atual, que começou a tramitar há 14 anos, não vai sofrer a resistência de propostas anteriores.

Apoio
Representantes da diretoria da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, Estelita Alves e Júnior Menezes foram recebidos na quarta-feira,28, no gabinete do deputado estadual Antonio Carlos Arantes, na Assembleia Legislativa e solicitaram o apoio do parlamentar para as demandas e necessidades do hospital. Foram apresentados pleitos para que o deputado ajude a viabilizar no próximo ano. O deputado sinalizou de maneira positiva para o chamamento de parceria que lhe foi feita.

Afinados
Dirigentes da Comissão Executiva do Partido Social Liberal (PSL) em São Sebastião do Paraíso estão bastante alinhados com a direção estadual e nacional. Durante a semana  comemoraram a escolha do deputado Marcelo Álvaro Antônio, o mais votado de Minas, para o Ministério do Turismo. Mais do que isso confirmaram que estão mais próximos do que se imagina destas lideranças, numa relação muito próxima que pode resultar em bons projetos para os interesses do município e da região. De quebra o apoio e as realizações obtidas desde já poderão trazer reflexos positivos para o pleito de 2020 onde o partido tem suas pretensões e já vem se posicionando dentro da nova filosofia e realidade política defendida pelo presidente Jair Bolsonaro.

Comemorada
O deputado Álvaro Antonio, convidado por Bolsonaro para o Ministério do Turismo, esteve em Paraíso na posse do diretório do PSL, e naquela ocasião já havia dito de sua disposição em trabalhar no sentido de carrear benefícios para o município paraisense. Sua ascensão ao Ministério cria ainda maiores expectativas, não apenas em sua área, mas no governo Bolsonaro, como um todo.

Eleições
Neste sábado, 1º de dezembro, acontece  um importante pleito em São Sebastião do Paraíso, onde serão escolhidas peças chaves para a educação no município. Serão escolhidos diretores e vice-diretores de doze escolas e oito centros de educação infantil. A eleição acontecerá nas próprias unidades de ensino, das 8h às 14h e podem votar os membros da comunidade, no caso de unidades com mais de uma chapa inscrita, ou apenas o Conselho Escolar, no caso de apenas uma chapa inscrita. Na maioria das unidades de ensino há apenas uma chapa concorrendo ao cargo de diretor e vice. Os candidatos puderam fazer campanha e alguns aproveitaram a semana  para fazer o corpo a corpo junto aos eleitores.

Cartel de Implantes
São Sebastião do Paraíso abriga uma das fábricas de próteses onde se produz suturas e bisturis elétricos de uma multinacional que integra suposto cartel das empresas fabricantes de material e dispositivos cardíacos. Várias empresas do setor estão envolvidas nas fraudes das licitações, onde eram simuladas as concorrências e de antemão já eram sabidas as vencedoras. Segundo as investigações esquema  desviava dinheiro público ao superfaturar contratos e promovia cirurgias desnecessárias, colocando vidas em risco, funcionava desde meados dos anos 90. Preços eram superfaturados e há indícios de participação de médicos e gestores hospitalares, alguns deles recebiam propinas das fabricantes.

Investigações
O esquema é alvo de investigações no Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, e no Ministério Público Federal. Há também uma ação penal que tramita na Justiça Federal em Minas Gerais. A multinacional que além de Paraíso tem uma fábrica em Ribeirão Preto é uma das protagonistas desse enredo de irregularidades. A empresa é uma das maiores do mundo no mercado das próteses. No setor a empresa possui valor de mercado estimado em 120 bilhões de dólares e 91 mil funcionários em 160 países. O escritório principal funciona em São Paulo.

Erramos
Na edição de quarta-feira (28/11) aqui nas Curtas ao comentarmos sobre a ida da tesoureira do SEMPRE de São Sebastião do Paraíso, Maria Rejane Tenório de Araújo Santos à Câmara Municipal, onde convocou servidores a se mobilizarem por seus direitos, dissemos que ela também é a presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores. Equivocamos, e pedimos desculpas por nossa falha, ao presidente Ubirajara Thiago Medeiros Ferreira. Mas reafirmamos nosso ponto de vista que a causa principal da situação de penúria vivida pelo município se deve às retenções feitas pelo Governo do Estado, que bagunçou as finanças do Estado de Minas Gerais. E a prefeitura de Paraíso não é caso isolado, o que é sabido e ressabido. Maria Rejane não é mais presidente, mas integra o diretório petista em Paraíso, mesmo partido do ainda governador, Fernando Pimentel, de triste memória.

Convocação
Beneficiários do Programa Bolsa Família de Paraíso que ainda não fizeram o recadastramento estão sendo convocados para atualizarem os dados até o dia 21 de dezembro deste ano. Quem não comparecer estará sujeito ao bloqueio do benefício concedido pelo Governo Federal. Crianças até 7 anos e mulheres que recebem o benefício devem procurar as Unidades de Saúde da Família (USFs) ou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, levando o cartão do programa e o Número de Identificação Social (NIS). Na cidade são concedidos 2.262 benefícios o que resulta numa movimentação de R$ 406.188,00 mil/mês. Quem fez a atualização de peso e altura até junho de 2018, também precisa informar os dados.

Campanha
O escrivão da Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso, Matheus Soares está realizando uma campanha de arrecadação de brinquedos. A iniciativa teve lançamento ainda no dia 12 de outubro, Dia das Crianças. Um espaço em seu local de trabalho foi organizado para receber as doações. A intenção é destinar as doações para as crianças que vão até a delegacia acompanhadas dos pais ou familiares. Além de doações recebidas pelas redes sociais o espaço já reúne mais de uma centena de brinquedos arrecadados. Muitas das crianças que serão beneficiadas são vítimas de violência domésticas e outras até sofreram abusos sexuais e chegam traumatizadas na delegacia.

Contador de histórias
O aposentado Sebastião Inácio Faria, de 96 anos, já foi morador de São Sebastião do Paraíso quando de sua juventude. Na época, ainda por volta de 1930, ele morou em uma fazenda na zona rural do município e viveu a época da revolução. Atualmente mora em Morro Agudo (SP) e tem como herança 14 filhos, 42 netos e 22 bisnetos. Sebastião tornou-se contador de histórias das experiências que viveu. No repertório estão histórias que tratam dos mais diferentes assuntos como futebol, das guerras e vários outros assuntos do seu cotidiano. Mais do que um flash back, uma oportunidade de ouro de voltar ao passado e desfrutar de momentos e vivenciar histórias agradabilíssimas.