BANDEIRAS

Paraíso realiza levantamento de bandeiras neste sábado

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 08-12-2018 21:21 | 1858
Solenidade de levantamento das bandeiras marca o início das Congadas em 2018 em Paraíso
Solenidade de levantamento das bandeiras marca o início das Congadas em 2018 em Paraíso Foto: Reprodução

A tradicional festa das congadas de São Sebastião do Paraíso que acontece em dezembro terá início neste final de semana. A solenidade de levantamento das bandeiras é o primeiro ato das festividades que possui outros eventos nos dias 26 a 30 com procissões, missas entre várias atividades da parte religiosa, além dos desfiles noturnos na Praça Comendador José Honório (Matriz). “Está tudo pronto, estamos já finalizando os últimos preparativos, com expectativa de realizarmos uma grande festa na nossa cidade em mais este ano”, diz o presidente da Comissão Organizadora, Heraldo Aparecido Bícego.

Os preparativos foram iniciados há cerca de três meses, com várias reuniões envolvendo os dirigentes dos ternos de Congo e Moçambique, membros da comissão organizadora e representantes da administração municipal. Os encontros ocorreram para tratar das regras, regulamento e outras atividades referentes aos desfiles. “São muitos os detalhes que são debatidos, são necessárias decisões, mas para cada situação é preciso que haja o consenso de todos”, explica Heraldo.

Para o levantamento das bandeiras estão confirmadas as participações de 15 ternos, sendo quatro de Moçambique e 11 de Congo.

A Comissão Organi-adora divulgou a ordem dos desfiles que terão início a partir das 16h30 e com a celebração da missa logo em seguida. Cada terno terá 10 minutos para as suas respectivas apresentações. “Vamos começar bem e tenho certeza que em mais este ano teremos uma bonita festa em nossa cidade para os paraisenses e os visitantes que costumam lotar Paraíso nesta época”, acrescenta Heraldo Bícego.

Ele destaca que neste ano acontecerão algumas mudanças por força do cumprimento do regulamento que continuará sendo seguido à risca. “Precisamos fazer valer as regras, pois, do contrário, a festa acaba se tornando uma grande bagunça com a falta de organização. O regulamento existe para ser cumprido e vamos ser rigorosos na observação de todos os detalhes”, descreve.

Heraldo relata que em função do descumprimento das regras, principalmente, em relação à parte religiosa os ternos de Caçulas de Paraíso e Filhos de São Benedito não participarão dos desfiles neste ano. “Eles terão de cumprir toda a parte religiosa neste ano, para retornarem aos desfiles em 2020”, comenta.

Por outro lado foram anunciadas algumas novidades. A primeira delas é a inclusão do terno de congo mirim Nova Geração. Composto por crianças a partir dos 11 anos o terno será o responsável pela abertura das apresentações de Congo após os desfiles dos grupos de Moçambique, todas as noites.

Outra novidade divulgada será a presença de ternos convidados. “Estivemos na terça-feira (4/12), em Itamogi com os dirigentes dos ternos de Moçambique Santa Catarina e Catupé Filhos de Itamogi, que vão se apresentar aqui também”, antecipa Heraldo. As datas das apresentações estão sendo definidas, uma vez que é aguardada a resposta de outros ternos convidados. “Faremos os desfiles todas as noites das 19h30 à 1h40 sem prejuízo a ninguém”, ressalta.

Quanto ao repasse da verba para os ternos de Congo e Moçambique a expectativa da Comissão Organizadora é de que nos próximos dias haverá a entrega dos valores. Heraldo frisa que a verba tem origem própria no orçamento sendo oriunda do ICM’s Cultural verba que é destinada pelo Governo do Estado. “Estive na Prefeitura semana passada e foi anunciado que os recursos serão disponibilizados o mais breve possível”, finaliza.

Em 2017, o repasse foi de R$220 mil e neste ano o valor é um pouco menor sendo estimado em R$ 130 mil. Também neste ano a organização da festa se deu por uma chamada pública, modalidade que definiu os organizadores do evento.