A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso deu início nesta semana ao cumprimento de portaria que estabelece férias coletivas em diversos setores da administração municipal. Em diversos setores as atividades foram paralisadas neste final de ano até a primeira semana de janeiro. A medida segundo justificativa visa proporcionar descanso e revigoramento das energias e condições fisiológicas, psicológicas e sociais dos servidores, segundo a Prefeitura, mas sem prejudicar o atendimento ao público em serviços essenciais. A medida atinge as secretarias de Obras e Saúde, que têm maior número de funcionários, além do setor administrativo.
Desde a segunda-feira (10/12) o atendimento ao público tem sido em período mais curto, das 12h às 17h. Os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) Girassol, Paraíso e Álcool e Drogas (AD) e a Farmácia Básica Central, funcionarão das 7h às 12h, de 10 a 21 de dezembro. Depois, estarão em férias e só reabrem no dia 6 de janeiro, junto com a Farmácia da Vila Formosa que já se encontra fechada. O posto de medicamento do distrito de Guardinha funcionará normalmente.
Até dia 4, o transporte de pacientes para fora do município terá apenas um micro-ônibus de 28 lugares - quando necessário, para Ribeirão Preto (SP) ou Passos. Também ficará disponível uma ambulância para paciente acamado para a cidade passense, mediante indicação médica.
Os serviços de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, mais o canil, Ecoponto e setor de vacinas (somente no Posto de Puericultura e USF Vila São Pedro), funcionarão até o dia 21 de dezembro, das 7h às 12h.
Não terão férias coletivas os servidores que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), serviço de verificação de óbito, cemitério, Guarda Municipal, limpeza urbana e coleta de lixo e nas unidades de ensino em função do calendário escolar. Também não serão interrompidos os serviços relacionados ao departamento de contabilidade, almoxarifado geral, controle interno e liquidação de despesas de todas as secretaria municipais.
O Ambulatório Municipal na Vila Santa Maria funcionará das 12h às 15h somente nos dias 10 e 17 de dezembro. Neste período somente serão atendidos exames marcados de ultrassom e nos dias 11 e 18, das 7h às 11h, para as consultas já agendadas de pré-natal. O posto de saúde na comunidade Termópolis terá atendimento normal até o dia 21. Pacientes que moram na zona rural e que necessitam de medicamentos controlados e de uso continuo, deverão procurar a UPA durante o período de férias coletivas.
O Ambulatório de Infec-tologia ficará de férias coletivas até dia 4 de janeiro e nos dias 10 e 11 de dezembro fará apenas atendimento para serviços internos.
A Secretaria Municipal de Saúde também definiu que a UBS São Sebastião, USF João XXIII (Vila São Pedro), USF Jardim Planalto e a USF no distrito de Guardinha ficarão abertas das 7h às 19h durante o período de férias coletivas, inclusive para atendimentos odontológicos. Os médicos que atuam nas unidades fechadas farão revezamento para trabalhar nas que permanecerão abertas.
O atendimento a pacientes com necessidades especiais com hora marcada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), até o dia 21 de dezembro, será feito seis horas /dia, de segunda à sexta. Já aqueles com prótese e hora marcada, o atendimento será somente na USF João XXIII, as segundas, terças e quartas, três horas por dia. O plantão odontológico na UPA será no horário normal, das 19h à 1h e nos fins de semana, das 13h às 19h. Do dia 22 de dezembro a 6 de janeiro, o horário do plantão odontológico será das 7h às 23h, todos os dias.