SANTA LUZIA

Romeiros fazem caminhada e devotos festejam Santa Luzia

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 13-12-2018 22:16 | 1969
Romeiros se reúnem na comunidade de Santa Luzia após caminhada matina
Romeiros se reúnem na comunidade de Santa Luzia após caminhada matina Foto: João Roberto Nogueira

Fieis e devotos moradores de São Sebastião do Paraíso vão festejar nesta quinta-feira,13, o Dia de Santa Luzia. As festividades que envolvem diretamente ao menos duas comunidades tiveram início no final de semana com a realização de uma caminhada, celebrações religiosas e missa. Amanhã terá início a celebração de um tríduo, na capela localizada na rua Calimério Augusto Soares nº 140, no bairro Jardim Ipanema, onde haverá a parte religiosa e também festiva.

Como vem ocorrendo nos últimos cinco anos no domingo (9/12), foi realizada a tradicional caminhada com destino à Comunidade Rural de Santa Luzia. O evento reuniu cerca de 50 pessoas que fizeram um percurso de aproximadamente 18 quilômetros. A saída ocorreu em frente à sede do Corpo de Bombeiros, às 5 da manhã sentido Capela da Noca, tomando a direção do Espraiado, depois Itaguaba até chegar ao destino final, com duração media de três horas e meia.

Na chegada os caminhantes recebem um café da manhã e fazem orações de agradecimento. A festa no local teve início na sexta-feira (7/12), continuou no sábado com apresentações de artistas locais, sorteio de brindes e realização de leilão de bingo. No domingo houve a celebração de missa pelo Frei Heleodoro Gonsalves. Em seguida foi servido almoço e teve a continuidade da parte festiva no período da tarde.

A partir desta quinta-feira (13/12), Dia de Santa Luzia terá início as festividades na capela no bairro Jardim Ipanema. Ás 19 horas haverá procissão e  missa em seguida a parte festiva. A mesma situação acontecerá no sábado (15/12), no mesmo horário. Já no domingo encerrando o evento, a missa será às 10 da manhã, após a procissão. Haverá almoço e leilão de prendas com a renda revertida para a manutenção da capela.

Santa Luzia nasceu no ano de 280, na cidade litorânea de Siracusa, Itália. Segundo a igreja católica, por seus méritos obteve a graça da cura para sua mãe. Ainda jovem consagrou sua vida de castidade e fidelidade a Jesus. Por desistir do casamento foi denunciada e condenada à morte. No seu martírio teve os olhos arrancados e por isso ficou conhecida como a Santa dos Olhos, protetora das vistas. Ela morreu no dia 13 de dezembro do ano de 304. Os cristãos de Siracusa a elegeram padroeira da cidade e construíram um templo em seu nome.

Após chegarem da caminhada de quase 15 quilômetros devotos se confraternizam
Capela de Santa Luzia terá celebrações religiosas e festivas até o próximo domingo
Fieis celebram santa padroeira das vistas