Na madrugada do dia 17 de dezembro de 2018, o Museu Municipal Dr. Joaquim Ernesto Coelho, foi vítima de uma ação criminosa, mesmo com a recente instalação de travas de seguranças nas portas e janelas que dão acesso ao prédio.
Bandidos entraram no pavimento superior do prédio, saquearam objetos do acervo municipal, além de equipamentos eletrônicos. Além disto, quebraram vidros dos balcões, objetos do acervo, danificaram as instalações elétricas e o mobiliário.
A Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas na manhã de segunda-feira, e todos os procedimentos foram tomados, visando a responsabilização dos culpados e a recuperação do patrimônio municipal.
O perito criminal Fabrício Carneiro Braga, da Delegacia Regional de da Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso esteve no local, juntamente com os investigadores da Polícia Civil de Monte Santo de Minas.
Lamentamos profundamente o ocorrido, e contamos com o apoio e mobilização de toda população, para resguardar todos os bens públicos.
Conclamamos a população montessantense a colaborar com qualquer informação que possa levar a identificação dos criminosos.
Prefeitura Municipal de Monte Santo de Minas, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, turismo e Esporte Departamento de Cultura e Turismo e o Departamento de Cultura e Turismo.