A questão do asfaltamento do trecho de 9,2 quilômetros da rodovia BR-265, entre Jacuí e Bom Jesus da Penha voltou a entrar em pauta mais uma vez. O deputado federal Carlos Melles, mesmo no apagar das luzes de 2018 anunciou ter conseguido a inclusão de uma verba de R$ 40 milhões para o término da rodovia que corta o Sul de Minas ligando São Sebastião do Paraíso a Ilicínia. O serviço foi iniciado há quase 15 anos, mas um impasse na questão de indenizações aos proprietários de terras inviabilizou a conclusão dos trabalhos.
A obra é considerada histórica por ser uma rodovia com traçado transversal que possibilita a interligação entre diferentes regiões, como o Sudoeste de Minas, Triângulo Mineiro e Nordeste Paulista com outras áreas como Sul de Minas e Rio de Janeiro.
O asfaltamento do primeiro trecho entre Paraíso e Jacuí foi realizado por volta de 2002/2003. No entanto, na segunda fase da obra entre Jacuí e Bom Jesus parte da rodovia continua na terra e outras áreas da parte final do percurso entre Alpinópolis e Ilicínia foi concluído.
Nos últimos 10 anos o assunto foi tema de várias reuniões entre políticos e lideranças regionais, prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais entre outros, se mobilizaram para tentarem conseguir o término dos trabalhos. Lideranças regionais já estiveram no Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) para agilizar o andamento das questões burocráticas, mas várias ações foram em vão. Das últimas reuniões a informação é de que terminada a parte da questão jurídica o processo em andamento previa a realização de nova licitação para verificar qual empresa seria responsável pela retomada das obras.
Em agosto de 2017 chegou a ser realizada uma audiência entre o presidente Michel Temer, o deputado federal Carlos Melles que estava acompanhado por uma comitiva de políticos da região. O objetivo era priorizar recursos no orçamento para a BR-265.
A iniciativa visava a conclusão do asfaltamento da via, que já teve 135 km pavimentados em padrão de rodovia federal, perfazendo 95% de obras concluídas, restando em 2017 apenas 9,2 km para a conclusão.
Na época, o deputado Melles autor dos projetos que deram status federal aos trechos da BR 265 e BR 146, e depois coordenou a colocação de recursos no Orçamento a partir de 1999, a atual situação da BR 265 é que estava tramitando um pregão eletrônico para contratar a empresa para elaboração do projeto de pavimentação. Apesar do esforço do parlamentar e demais lideranças os recursos não foram liberados naquela oportunidade.
Agora após mais um ano de espera o deputado novamente informou que conseguiu incluir no Orçamento de 2019 uma verba para finalizar o asfalto entre Jacuí e Bom Jesus da Penha. “Está assegurado no Orçamento federal do próximo ano R$ 40 milhões para terminar os 9,2 km da rodovia BR 265”, disse.
A obtenção do recurso foi fruto de conversações entre, um pequeno trecho que restava da imensa obra que fizemos interligando a região de Paraíso a Ilicínea, passando por Jacui, Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro e Alpinopolis. O relator setorial acatou a emenda de bancada proposta por Melles destinando R$ 40 milhões para o término da obra. “Vamos continuar olhando e defendendo a região”, finaliza.
Ex-secretário de Transportes e Obras de Minas e parlamentar responsável diretamente pela aprovação em 1999 do projeto de pavimentação da BR-265 entre o Nordeste Paulista ao Sul de Minas, o deputado federal Carlos Melles quer buscar uma solução efetiva para terminar o asfalto da rodovia, de apenas 9,2 quilômetros, entre os municípios de Bom Jesus da Penha a Alpinópolis. Além de Melles, também já atuaram intercedendo pela conclusão dos trabalhos os deputados Cassio Soares, Renato Andrade, Antonio Carlos Arantes e Emidinho Madeira.