ITAMOGI

Congadas 2018 atraiu grande número de participantes para os ternos em Itamogi

Por: Redação | Categoria: Entretenimento | 12-01-2019 16:06 | 2567
Foto: Reprodução

As Congadas 2018 foram marcadas pelo grande número de participantes na maioria dos ternos que se apresentou 26 a 29 de dezembro, na Praça São João Batista. Mais uma vez o público de Itamogi, região e cidades mais distantes compareceram para prestigiar a mais tradicional festa folclórica do município. O evento foi promovido pela Prefeitura de Itamogi, com apoio da Câmara Municipal.

Além de seis ternos itamogienses, outros seis da região se apresentaram ao longo das quatro noites das Congadas. A programação começava diariamente às 19 horas, com a celebração da missa na Igreja Matriz pelo padre Edno Tadeu de Oliveira. Em seguida os ternos se apresentavam no corredor principal da Praça São João Batista, que dá acesso a Igreja e onde estavam fixadas as oito imagens do Rosário (bandeiras).

A recepção aos ternos era feita pelo Rei Congo – João Batista Carti (João Cara Preta), o prefeito Ronaldo Pereira Dias, o vice-prefeito José Carlos da Silva, o presidente da Comissão Organizadora, Miguel Fidelis de Sousa, a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Odineia do Carmo Lemes Ferreira e a vereadora Rosânia Aparecida Dias Garcia. Durante as apresentações, a bandeira do terno era segurada pela Rainha Congo – Maria Aparecida Izidora (Guega).

Os ternos de Moçambique de Santa Luzia comandado por Donizete Souza (Zetão), Santa Catarina, de Nelson Pereira e o terno mor de São Benedito, de Aparecido Donizete Caetano, tiveram um número maior de integrantes em relação ao ano de 2017. A presença de pessoas de ambos o sexos e diferentes idades, com destaques para as crianças, que serão no futuro as responsáveis pela manutenção dessa tradição secular.

Participaram ainda, os ternos de Santa Luzia (Congo), de Mario Volpe e Nicola Salomone, um dos mais tradicionais da cidade, com o capitão Chiquinho Marçal. O terno de Congo de Nossa Senhora do Rosário, de Rodrigo Fernandes, com algumas coreografias próprias. O terno de Catupé, Filhos de Itamogi Santa Efigênia, de Guilherme Augusto Oliveira, que no ano passado fez diversas apresentações na região.

No dia 29 as Congadas foram encerradas com a retirada das bandeiras. As imagens dos Santos do Rosário são retiradas durante apresentação do Terno de São Benedito, o primeiro da cidade. O capitão Aparecido Donizete Caetano surpreendeu, durante o percurso até a praça, jogou pétalas de rosas vermelhas no público e na chegada junto as bandeiras, distribuiu botões de rosa para os colegas dos demais ternos, autoridades, Rei e Rainha Congo e populares. As bandeiras foram guardadas e retornam para a Praça São João Batista no dia 13 de dezembro, quando serão abertas as Congadas 2019.

Em seguida foi realizada a cerimônia de entrega dos troféus. Houve homenagem a Benedito Garcia Rosa (Dito Rosa), que durante muitos anos comandou a organização das Congadas. Claudemiro Ribeiro Manoel, Juliano Silva, Ederson Lima Silveira Reis, Rayane Medeiros David, Carla Felix e Flávia Barusso. Responsável pela Garagem – Claudinei Aparecido Ferreira.
(Itamogi Notícias)